5º Fentepira agita cena teatral em Piracicaba

Este slideshow necessita de JavaScript.

São 15 espetáculos de grupos de teatro profissionais de vários lugares país e uma programação com bate papos, oficinas e palestras. E o que é melhor: tudo gratuito! Este é o Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), que em 2010 chega à quinta edição.

A abertura acontece no sábado, 20 de novembro, às 11h, na Praça José Bonifácio, com a peça O Santo Guerreiro e o Herói Desajustado, da Cia. São Jorge de Variedades. A programação segue até o dia 28, em diferentes espaços da cidade.

A Cia. São Jorge traz uma releitura da tradicional história de Dom Quixote. A trupe busca despertar a reflexão sobre o sentido do herói nos dias de hoje na grande metrópole e chamar a atenção do público por meio do espetáculo de rua. Depois da apresentação, às 15h, Rogério Tarifa, diretor do espetáculo, participa do debate O Teatro de Rua, na Sala 2 do Teatro Municipal.

Ainda no sábado, às 20h, o Teatro Municipal Dr. Losso Netto recebe o Grupo Manto, de Sorocaba, com a peça Resumo de Ana, sobre a história de dois operários de vidas precárias e que são afetados pelo processo capitalista de industrialização.

No domingo, dia 21, às 11h, o Casarão do Turismo da Rua do Porto recebe Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus Não Vem, do Grupo Arte da Comédia.

A Cia. Levante, de Santo André, chega com a peça Bielski (domingo, dia 21). O Grupo Tecelagem traz Travessia (quarta-feira, 24) e a Cia. Mungunzá encena Por que Criança Não Cozinha na Polenta (quinta-feira, 25). Já a Cia. Dionísio de Teatro interpreta Migrantes (sexta-feira, 26) e os piracicabanos do Grupo Forfé apresentam Sobre Meninos, Mendigos e Poetas. Todas estas apresentações ocorrem no Teatro.

Para crianças e adolescentes, tem a Trupe de Truões, responsável por Simbá, O Marujo, na segunda-feira, 22, às 15h. Depois tem São Jorge e o Dragão, da Cia. Cornucópia de Teatro, na terça-feira, 23, às 15h, e Histórias de Chuva – Gênese, com o Teatro da Gioconda, na quarta-feira, 24, às 10h.

Dia 28, também um domingo, às 20h, tem a peça de encerramento A Brava, com a Cia Brava, no Centro Cultural Antônio Pacheco Ferraz, na Estação da Paulista.

A cerimônia de anúncio dos vencedores está programada para o dia 28, às 15h, no evento denominado homenagem a Kazuo Ohno, que começa com a performance do Grupo de Taikos Miwadaiko Tako, do Clube Nipo Brasileiro de Piracicaba. Depois, tem o espetáculo Homage To MR. O, interpretado por Joao Butoh, considerado o maior expoente da dança butô latino americano e um dos grandes nomes do butô mundial.

Programação paralela
No domingo, 21, às 16h, o Sesc Piracicaba sedia o bate papo O papel do artista nas discussões das políticas públicas da cultura, com o ator e diretor Celso Frateschi, atualmente diretor do Tusp (Teatro da Universidade de São Paulo) e que atuou como secretário da Cultura das cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo.

Na segunda-feira, 22, é a vez de Dagoberto Feliz, Bete Dorgam e Esio Magalhães ministrar a palestra A Arte da Representação ou Como ser Verdadeiro Mentindo e Vice-versa, às 20h, no Salão Nobre do Colégio Piracicabano.

No sábado, 27, ocorre às 9h a Oficina de Playback, com o Grupo Dionísio de Teatro, no Colégio Piracicabano. E às 14h a Oficina de Butoh, com João Butoh, na Sala da Companhia Estável de Dança do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. No mesmo dia foi programada uma sessão maldita, que tem início à meia-noite. Ela vai acontecer no Ponto de Cultura Garapa e se chama Mostarda, protagonizada pelo ator Clóvis Torres, sobre um homem atormentado com as descobertas sobre si mesmo.

Também faz parte do Fentepira um espetáculo da Mostra de Teatro Estudantil, com apresentação dia 23, às 20h, na Sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto, e o Projeto Cenas no Hall, dia 26, às 19h, no hall do Teatro.

SERVIÇO
5º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). De 20 a 28 de novembro, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro), Casarão do Turismo (avenida Beira Rio, 1433), Centro Cultural Antonio Pacheco Ferraz (avenida Dr. Paulo de Moraes, 1540), Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155, Centro), Salão Nobre do Colégio Piracicabano (rua Boa Morte, 1.225, Centro), Colégio Piracicabano (rua Rangel Pestana, 762, Centro) e Ponto de Cultura Garapa (rua Dom Pedro 2º, 1313, Bairro Alto). Entrada gratuita. Mais informações: (19) 3433-4952.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s