Bielski: história de irmãos judeus em plena 2ª Guerra

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os três irmãos judeus Bielski se tornaram heróis na Segunda Guerra Mundial. Eles criaram uma comunidade de resistência entre florestas para se livrar da perseguição nazista. Essa história real chamou a atenção da Cia. Levante, de Santo André, para a criação do espetáculo teatral Bielski, com apresentação às 20h deste domingo, 21,  no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A entrada é gratuita.

A história se passa em 1941. Agricultores, os irmãos Túvia, Asael e Zus resolvem se esconder nas florestas da região para escapar da perseguição contra os judeus. Aos poucos, eles abrigam no local alguns amigos e parentes. E conseguem aumentar o contingente do grupo, com judeus resgatados nas aldeias e fugitivos vindos dos guetos da região. 

Uma verdadeira unidade dedicada a resgatar judeus e contra-atacar as forças invasoras  começa a surgir. Era a “unidade Bielski”, que chegou a contar com 1.200 pessoas vivendo na floresta. Ao final da guerra, um número expressivo de judeus foi libertado do extermínio, após uma vivência que espelha simetricamente a imagem de Moisés a levar seus companheiros para uma nova Terra Prometida – aqui, em meio à floresta.

No elenco estão cinco atores, sendo dois piracicabanos, ex-integrantes da Ceta (Companhia Estável de Teatro Amador de Piracicaba): Daniela Cavagis e Conrado Gallucci. Os atores se colocam às vezes como narradores, às vezes como personagens e às vezes falando em seu próprio nome. Os personagens aparecem e desaparecem nos cinco atores do espetáculo.

A direção e a dramaturgia são assinadas pelo professor de teoria teatral Antônio Rogério Toscano. A classificação é de 12 anos e a peça dura 70 minutos.

Esta é a segunda vez que a Companhia Levante participa do Fentepira. Em 2008, na terceira edição do Festival, a trupe apresentou O Pássaro Azul, que recebeu o prêmio de segundo melhor espetáculo pela escolha do júri oficial e o prêmio de destaque do júri, pelo trabalho coletivo de interpretação do espetáculo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s