Lenda de santo guerreiro em São Jorge e o Dragão

Foto: Thaís Andrade

 

Um rei ambicioso precisa enfrentar uma de suas mais perigosas batalhas: salvar a linda princesa Margarita das garras de um monstro que assola toda a cidade! A história está presente no espetáculo infantil São Jorge e o Dragão, da Cia. Cornucópia de Teatro, e está na programação do 5º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). A encenação – gratuita – acontece na terça-feira, 23 de novembro, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, às 15h.

Baseado nas novelas de cavalaria, no teatro medieval e na literatura de cordel, o espetáculo revive o mito do Santo Guerreiro. Em tempos de guerra, o rei vê-se preso em sua própria maldade e ambição.

Perdido numa floresta, ele encontra duas benzedeiras que transformam as mazelas de seu coração em um novelo. E recebe um aviso: o novelo não poderá ser tocado, senão a maldade recairá sobre o seu reinado.

Já recuperado e renovado, o rei retorna para o castelo e esconde o novelo, acreditando que este estaria bem protegido. Contudo, o estranho novelo é encontrado pelas damas, que junto da princesa Margarita e sua madrinha, teciam um belo tapete para o palácio.

Ao tecer com aquele novelo o tapete se transforma em um terrível dragão. Para que seu reinado não seja inteiramente destruído, o rei faz um pacto com a fera, ofertando de tempos em tempos moço e moças para satisfazer a gula do dragão.

Até que um dia, foi sorteada a princesa, que entre lamentações e cânticos foi conduzida à morada da besta fera. Atendendo às súplicas, o cavaleiro Jorge investe contra o monstro a tempo de resgatar a jovem.

São Jorge e o Dragão foi concebido no ano de 2009 e teve sua estréia em maio no Sesc Araraquara. A Cia. Cornucópia de Teatro foi fundada, há mais de quinze anos, pelo artista plástico, ilustrador, cenógrafo, figurinista e diretor Dino Bernardi. Sediada em Ribeirão Preto, a companhia tem pesquisado diversas linguagens teatrais, para o universo infantil e adulto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s