Por que Criança Cozinha na Polenta aborda temas polêmicos

Este slideshow necessita de JavaScript.

No programa do espetáculo Por que Criança Cozinha na Polenta, a Cia. Mungunzá de Teatro logo avisa: “não é um espetáculo sobre comida, nem também uma história infantil. Ou talvez seja. Mas é diferente: não é para crianças”. A peça, com classificação indicativa de 18 anos, traz temas como ditadura, incesto, pedofilia e exílio. Selecionada para o 5º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), ela será apresentada gratuitamente na quinta-feira, 25 de novembro, às 20h.

A história gira em torno de uma garota romena — a protagonista — que juntamente com sua família está exilada em seu país. A mãe se pendura no trapézio pelo cabelo todas as noites. O pai, um palhaço apaixonado por cinema, não acredita em Deus, pois “os homens acreditam menos em Deus do que as mulheres e as crianças, por causa da concorrência”.

Narrado por uma adolescente que se defende da degradação pela ótica infantil, o texto é ao mesmo tempo lírico e cruel. Enquanto, em seu exílio, excursiona pela Europa Central, a menina, ao lado da irmã mais velha, é arremessada de encontro ao despedaçamento de todos os seus ideais, bem como o preço por cada um deles.

“A criança cozinhando na polenta” é um dito romeno, equivalente ao “bicho papão” no Brasil. Esse dito assombrará a menina nos momentos cruciais de sua vida.

Com direção e adaptação de Nelson Baskerville, a história foi inspirada no romance homônimo da escritora romena Aglaja Veteranyi (1962 – 2002), escrito em 1999 e que ganhou tradução de Fabiana Macchi especialmente para o espetáculo. São 80 minutos de duração.

A Cia. Mungunzá de Teatro excursiona com o espetáculo nos festivais de teatro do país e saiu vencedora em cidades como Americana, Mogi das Cruzes, Campo Mourão, Jundiaí, Pindamonhangaba e Ponta Grossa. Ao todo são 26 prêmios.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s