Teatro sedia oficina de butô

Foto: Chen Weeling

Considerado o maior expoente da dança butô latino americano e um dos grandes nomes do butô mundial, João Roberto de Souza, conhecido como João Butoh, ministra a Oficina de Butô, no sábado, 27 de novembro, às 14h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. São 20 vagas, com inscrições pessoalmente ou pelo telefone 3433-4952. Para participar é necessária experiência em dança e ou ser bailarino com experiência em teatro e idade mínima de 16 anos.

Como surgiu
A Dança de Butoh surgiu no Japão nos anos 60, criada por Kazuo Ohno e Tatsumi Hijikata, como um movimento cultural para impedir a invasão da cultura ocidental no pós-guerra. Os interpretes buscam no inconsciente comum a todo homem, oriental ou não, a beleza e a decrepitude a simplicidade e a complexidade, o cômico e o trágico. Essas dualidades como o masculino e o feminino, a vida e a morte, são as características da dança, que retomou antes de tudo a ideia quase esquecida de que o dançarino não dança para si, mas para reviver algo muito maior.

Objetivo
Aiar Butoh – O Corpo no tempo e espaço

  • Esta dança experimental é a relação com a sua própria existência, natureza no corpo primitivo, irracional.
  • Introdução do pensamento e os métodos básicos da dança Butoh.
    No corpo do intérprete do Butoh, o relacionamento entre o mundo e o corpo é investigado.
  • Presença física e mental, transformação, a pesquisa interior no corpo assim como a mente e o espírito.
  • Para o homem, o corpo não pode ser considerado como um fenômeno isolado do tempo e do espaço. A dança não pode ser considerada somente de movimentos físicos, mas um fantástico mundo criado nos níveis mais profundos da natureza do homem, recheado com um grande poder e estranhas fantasias.

João Roberto de Souza – diretor e coreógrafo

  • Participou em dezembro de 2009 das comemorações dos 50 anos do butoh em Bangkok – Tailândia como professor ministrando workshop e intérprete com o espetáculo “Venezhvela”.
  • Em 2010 voltou a Ásia para Homenagear Kazuo Ohno no 3º Nyoba Kan Butoh Festival em Kuala Lumpur-Malásia e 6TH International Butoh Festival Thailand em Bangkok-Tailândia.
  • Fundador e diretor da Ogawa Butoh Center Cia de Butoh e a Instituição, onde pesquisa e desenvolve a Técnica Aiar Butoh de sua autoria.
  • Já desenvolveu inúmeros trabalhos solo e com a sua Cia, os quais muitos mantêm em repertório.
  • Participou de vários eventos como ator/bailarino e Maitre de Butoh na Tailândia, Malásia, Alemanha, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, Argentina, México e Brasil
  • Já recebeu dezenas de prêmios como coreógrafo, figurinista, cenógrafo, diretor e bailarino e realizou inúmeras turnês pelo país e exterior.
  • Membro do International Dance Council – CID da Unesco.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s