Fentepira recebe grande nome da arte butô

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dança e artes dramáticas estão integradas no teatro butô, criado pelo dançarino e coreógrafo Kazuo Ohno, morto em 1º de junho deste ano, aos 103 anos. E em sua homenagem, o 5º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) recebe o espetáculo Homage To MR. O, às 15h de domingo, 28 de novembro, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto.

O espetáculo teve sua sessão premiere na Malásia, durante o Festival Nyoba Butoh, realizado em Kuala Lumpur. A criação, produção, direção e interpretação é de João Roberto de Souza, conhecido como João Butoh, considerado o maior expoente da dança butô latino americano e um dos grandes nomes do butô mundial.

Homage To MR. O diz respeito ao universo coreográfico de Kazuo Ohno. O título é uma referência as três obras cinematográficas de sua autoria: The Portrait of Mr.O (1969), Mandala of Mr.O (1971) e Mr.0’s Book of the Dead (1973), dirigidos por Chiaki Nagano.

O espetáculo trás réplicas de elementos cênicos, adereços e figurinos que foram usados por Ohno em suas obras: dos espetáculos My Mother (1981), The Dead Sea ( 1985), Admiring La Argentina (1977) e outras performances.

A coreografia evoca o mesmo universo, mostra a admiração do aluno pelo seu mestre e o vazio que o mesmo deixou com a sua partida. Mas acima de tudo é uma grande declaração de amor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s