Definida a comissão seletiva do 6º Fentepira

Antônio Chapéu, do Andaime Teatro, integra a comissão de seleção do 6º Fentepira. Foto: Fábio Mendes/Unimep
Antônio Chapéu, do Andaime Teatro, integra a comissão de seleção do 6º Fentepira. Foto: Fábio Mendes/Unimep

A comissão organizadora do Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) definiu os profissionais que vão selecionar os trabalhos inscritos na sexta edição: Antônio Chapéu, do Andaime Teatro, Tiche Vianna, do Barracão Teatro, e Roberto Rosa, da Cia. de Teatro Fábrica.

Eles se reúnem no Teatro Municipal Dr. Losso Netto entre os dias 3 e 6 de setembro, quando analisam também três espetáculos de grupos locais. “A seleção é de extrema importância para o sucesso do evento. Nas mãos dessa comissão está a triagem de espetáculos de todo o país, de companhias com diferentes linguagens que anseiam participar do Festival”, destaca a diretora do Teatro Municipal, Heloísa Guerrini, uma das responsáveis pela organização do Fentepira.

Desde 1987 à frente do setor de artes cênicas da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Antônio Chapéu é coordenador do Grupo Andaime. Como ator, atuou em 12 espetáculos teatrais na cia. e como diretor fez parte de outras 23 montagens. Em comissões de avaliação esteve em seletivas do Festival Nacional de Teatro de Limeira e em Piracicaba fez parte do júri da Mostra Estudantil de Teatro. Também participou do Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro em 2010.

Atriz, diretora e pesquisadora do Barracão Teatro, Tiche Vianna foi responsável pela preparação dos atores das microsséries Hoje é Dia de Maria, A Pedra do Reino, Capitu e Afinal, o que Querem as Mulheres?, exibidas pela Globo entre 2005 e 2010. Formada em arte dramática pela USP (Universidade de São Paulo), ela especializou-se em máscaras e commedia dell`arte na Universidade de Bolonha, na Itália. Na Escola Livre de Teatro, em Santo André, foi docente e coordenadora.

O ator e diretor Roberto Rosa é fundador da Cia. de Teatro Fábrica, em São Paulo, e administra o projeto Teatro nos Parques, da Cooperativa Paulista de Teatro (CPT). Ele fez curadoria e coordenação para o Fórum Artístico do Interior da CPT e coordenou o projeto Caravana Paulista de Teatro. Ainda como curador esteve no Festivale, em São José dos Campos, e integrou a comissão de seleção do PROAC de Circulação de Grupos Teatrais 2011.

ANÁLISE – Trabalhar em consonância com os critérios estabelecidos pela comissão organizadora do Festival. Este será o desafio dos selecionadores dos espetáculos, avisa Antônio Chapéu, que integra a comissão organizadora do Fentepira desde a primeira edição, mas está pela primeira vez na seletiva.

“Assistiremos os DVD’s enviados pelas companhias. Nosso trabalho é analisar a qualidade dos espetáculos, o histórico das companhias, os prêmios recebidos e a atuação em festivais de teatro”, detalha Chapéu. São desclassificadas de imediato os grupos que estão com problemas de documentação ou enviaram material incompleto.

Desde 2006, o espetáculos da cidade que desejam participar do Fentepira devem se inscrever no Pirateatrando (Mostra de Teatro de Piracicaba), cuja edição número 17 acontece de 1 a 8 de setembro no Teatro Municipal. O mesmo júri de seleção – Chapéu, Tiche e Rosa – podem escolher até três montagens locais para estar no Festival.

Em 2011 pleiteiam o Fentepira a Companhia D’Vergente, que apresenta À Sombra de Medéia às 20h de sábado (3); Grupo Forfé, com Forfé Canta Lilás às 20h de domingo (4); e Tragatralha, com Nho Lica, às 20h do dia 5.

O 6º Fentepira é uma realização da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e da Apite! (Associação Piracicaba de Teatro). Mais informações no Facebook Fentepira Piracicaba ou pelo Twitter @fentepira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s