Pirateatrando traz peças teatrais gratuitas a cinco espaços de Piracicaba

Este slideshow necessita de JavaScript.

São oito dias de programação gratuita em artes cênicas e 17 apresentações em cinco pontos da cidade. Este é o Pirateatrando (Mostra de Teatro de Piracicaba), criado para incentivar os grupos locais, formar plateias e promover o debate entre integrantes das trupes com o público. As atividades começam nesta quinta-feira (1º de setembro), no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, e seguem até o dia 8.

Em 2011, quando o Pirateatrando completa 17 anos, são 11 grupos de teatro participantes, sendo que a abertura ficará sob a batuta do Grupo Atuação, às 20h30 de quinta-feira no próprio Teatro Municipal, palco da maioria das atrações. A peça em cartaz é O Anel de Magalão e conta a história do esperto e trapaceiro João Teité, da vidente Tia Beralda, do rico e avarento Mané Marruá, das caipiras Teúsa e Mateúsa, entre outros personagens.

O Teatro Municipal terá também o Grupo Forfé com o espetáculo Sobre Meninos, Mendigos e Poetas, às 20h de sexta-feira (2) e a peça Horário Nobre, do Andaime Teatro, às 22h de sábado (3). O grupo convidado (Des)Construindo apresenta Leonce e Lena na terça-feira (6), às 20h, e o grupo Pirando em Cena traz Arlequim – Servidor de Dois Amos às 19h de quarta-feira (7). No último dia (8), às 20h, tem a encenação de Diálogos, da Cia. Dois Amigos, às 19h.

A programação do Pirateatrando contempla também outros espaços além do Teatro Municipal, como é o caso do Cemitério da Saudade, que será palco do espetáculo convidado A Noiva do Defunto, do Andaime Teatro, às 22h30 de quinta-feira (1). A Praça José Bonifácio recebe a peça Doutor Acaso da Cia. Zarastrusta às 11h de sábado (3), e o Zoológico Municipal terá a montagem O Inimigo (da Cia. Atitude, dia 4, às 15h). Há ainda o Bar Cruzeiro, onde acontece no dia 6, às 21h30, a Conversa de Boteco com o diretor Roberto Rosa.

O Grupo Forfezinho de Teatro vai apresentar quatro experimentos cênicos em forma de exercício interpretativo, a partir de cenas da peça Eles Não Usam Black Tie, de Gianfrancesco Guarnieri. As encenações acontecem nos dias 2, 3, 4 e 5, sempre às 19h50, no Teatro Municipal.

SELETIVA – O Pirateatrando funciona como seletiva para os grupos de Piracicaba que desejam participar do 6º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). Em 2011, se inscreveram a Cia. d´Vergente com o espetáculo À Sombra de Medeia (sábado, 3, às 20h), o Grupo Forfé com o espetáculo Forfé Canta Lilás (domingo, 4, às 20h) e a Tragatralha Cia. de Teatro com a peça Nhô Lica (segunda-feira, 5, às 20h).

As três atrações serão assistidas por uma comissão de seleção, composta por Antônio Chapéu (Andaime Teatro), Roberto Rosa (Cia. de Teatro Fábrica) e Tiche Viana (Barracão Teatro).

O 17º Pirateatrando é uma realização da Apite! (Associação Piracicabana de Teatro) em parceria com a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). Mais informações: http://www.fentepira.wordpress.com ou pelo telefone (19) 3433-4952.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s