Pirateatrando segue com atrações gratuitas no fim de semana

Este slideshow necessita de JavaScript.

Secretária da Ação Cultural destaca iniciativa de ressignificar conceito de visitas ao Cemitério da Saudade, um dos mais antigos do Estado

O 17º Pirateatrando teve início na última quinta-feira (1º) com duas encenações. A abertura, que aconteceu no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, ficou por conta de O Anel de Magalão, do Grupo Atuação. No Cemitério da Saudade teve A Noiva do Defunto, com o Andaime Teatro. A programação segue até o dia 8, com entrada gratuita.

O humor ingênuo de João Tietê, tia Beralda, Matias Cão, Boracéia e todos os personagens do espetáculo O Anel de Magalão levou cerca de 200 pessoas para conferir a aventura.

O texto de Luiz Alberto de Abreu, premiado dramaturgo e autor de 52 peças teatrais, e direção de Washington Poppi, trouxe o grupo Atuação numa performance que provocou muitas gargalhadas em adultos e crianças. O grupo faz parte das oficinas do projeto MovimentAção Cultural da Semac (Secretaria da Ação Cultural de Piracicaba), que promove o Pirateatrando com a Apite! (Associação Piracicabana de Teatro).

ARTE CEMITERIAL – O Andaime levou aproximadamente 300 pessoas para a apresentação no Cemitério da Saudade. Esta foi a segunda vez que a peça A Noiva do Defunto esteve no local (a primeira foi em 2009). O espetáculo conta a historia de um homem que é confundido com seu falecido primo, que iria se casar com uma jovem encalhada.

A secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese, destaca que a ideia de realizar atividades no Cemitério da Saudade parte de um conceito de ressignificação do local. Entre as ações estão o Encontro Nacional de Estudos Cemiteriais, que este ano chega à quinta edição na cidade, e exposições de fotografias, pinturas e esculturas, além de apresentações musicais.

“Nosso cemitério é um dos mais antigos em atividade no Estado de São Paulo. A intenção é aproveitar a revitalização do espaço, promovida recentemente pela prefeitura, para rememorar e ratificar o Cemitério da Saudade como ponto de atração turística e da memória”, diz Rosângela, que participou, em 2009, do 10º Encontro Ibero-Americano de Cultura, em Medellín, na Colômbia.

FIM DE SEMANA – As apresentações do Pirateatrando continuam no fim de semana. A participação do Andaime Teatro com a peça Horário Nobre, às 22h de sábado (3), foi cancelada. No entanto, permanece em cartaz no mesmo dia a Cia. d´Vergente com o espetáculo À Sombra de Medeia, às 20h.

O Grupo Forfé encena o espetáculo Forfé Canta Lilás (domingo, 4) e a Tragatralha Cia. de Teatro estará com a peça Nhô Lica (segunda-feira, 5). Ambos os espetáculos terão como palco o Teatro Municipal e começam às 20h. Dez minutos antes de cada apresentação o Grupo Forfezinho de Teatro desenvolve no Teatro experimentos cênicos em forma de exercício interpretativo.

A Praça José Bonifácio recebe a peça Doutor Acaso da Cia. Zarastrusta às 11h de sábado (3), e o Zoológico Municipal terá a montagem O Inimigo (da Cia. Atitude, dia 4, às 15h). No Bar Cruzeiro acontece a Conversa de Boteco com o diretor Roberto Rosa (dia 6, às 21h30).

Também estão agendadas outras duas peças no Teatro, às 19h: Arlequim – Servidor de Dois Amigos, com o Grupo Pirando em Cena (dia 7), e Diálogos, com a Cia.Dois Amigos (dia 8).

Texto e fotos: Rodrigo Alves e Valéria Rodrigues

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s