Conversa de Boteco: primeira rodada nesta terça-feira

Discutir e trocar informações sobre a arte e a cultura com a participação de gabaritados profissionais e intelectuais são dois dos eixos que nortearam a reativação do projeto Conversa de Boteco, que estará de volta ao cenário piracicabano a partir de terça-feira (6), no Bar Cruzeiro, às 20h30. Intitulado O Teatro do Interior, o encontro terá desta vez a presença do ator e diretor Roberto Rosa e acontece no Bar Cruzeiro.

Formar novos pensadores da arte e cultura em Piracicaba são também dois dos motivos possibilitaram a volta da iniciativa, conforme destaca Fátima Monis, orientadora do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi de Piracicaba e que integra a comissão organizadora do 6º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba).

“Em reuniões constantes, nós, artistas cênicos da cidade, percebemos que uma de nossas carências era um espaço alternativo de discussão sobre o movimento artístico e cultural. Pensamos, então, num formato de discussão informal, por meio de um bate-papo, para trocar informações e colocar suas realidades”, diz Fátima, ao lembrar que o projeto Conversa de Boteco nasceu na 1ª Semana de Teatro de Piracicaba, que aconteceu em março de 2009.

Tão logo a vinda de Roberto Rosa foi confirmada para a seleção dos trabalhos do Fentepira, a comissão pensou no seu nome para abrir a série de encontros. “Queremos proporcionar aos artistas de Piracicaba o encontro com outros artistas, intelectuais e estudiosos das artes, trazendo conhecimento da realidade artística brasileira e mundial”, completa Fátima.

O ator e diretor Roberto Rosa é fundador da Cia. de Teatro Fábrica, em São Paulo, e administra o projeto Teatro nos Parques, da Cooperativa Paulista de Teatro (CPT). Ele fez curadoria e coordenação para o Fórum Artístico do Interior da CPT e coordenou o projeto Caravana Paulista de Teatro. Ainda como curador esteve no Festivale, em São José dos Campos, e integrou a comissão de seleção do ProAc de Circulação de Grupos Teatrais 2011.

Seis edições do Conversa de Boteco vão acontecer em 2011. O dramaturgo Mário Bortolotto participará do projeto em 26 de setembro, discutindo Dramaturgia, Literatura e Rock and Roll. No dia 17 de outubro o tema será Antônio Pacheco Ferraz, um Piracicabano em Paris, com o psicanalista e professor de filosofia Márcio Mariguela. O diretor artístico e dramaturgo Luiz Carlos Moreira estará no Bar Cruzeiro em 31 de outubro para falar sobre as Políticas Públicas em Cultura. Estão agendadas também A Força Estranha da Voz, com Eduardo Seincman (dia 21 de novembro) e O Artista Contemporâneo, com Celso Frateschi (dia 13 de dezembro).

A realização do Conversa de Boteco tem o apoio do Sesi, Tusp/Piracicaba (Teatro da Universidade de São Paulo), Casvi, Ponto de Cultura Garapa, Bar Cruzeiro e Apite! (Associação Piracicabana de Teatro). O projeto conta ainda com recursos do FAC (Fundo de Apoio à Cultura) da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

SERVIÇO – Conversa de Boteco com Roberto Rosa. Nesta terça-feira, 6 de setembro, às 20h30, no Bar Cruzeiro (rua Moraes Barros, 1.321, Bairro Alto). Entrada gratuita. Mais informações: http://www.fentepira.wordpress.com ou (19) 3433-4952.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s