Festival ganha cargo de curadoria em 2011

O curador Antônio Chapéu - Foto: Fábio Mendes/Unimep
O curador Antônio Chapéu - Foto: Fábio Mendes/Unimep

O Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) terá várias novidades entre os dias 28 de outubro e 6 de novembro de 2011, quando completa seis anos. Com os últimos ajustes sendo realizados, a maratona teatral ganhou o inédito cargo de curador, assumido por Antônio Chapéu, do Andaime Teatro Unimep.

Desde a primeira edição como integrante da comissão organizadora do Fentepira, Chapéu foi escolhido pelos 14 colegas que participam da mesma comissão. A ideia de criar o cargo surgiu a partir de apontamentos do júri debatedor do Festival em 2010, leia-se Alexandre Mate, Daniela Biancardi e Moisés Miastkwosky. “Eles deixaram um documento com boas sugestões, entre elas a curadoria, que deve ter um olhar artístico mais apurado sobre a nossa programação”, comenta Heloísa Guerrini Ferraz, diretora do Teatro Municipal Dr. Losso Netto.

Tão logo as reuniões da comissão organizadora voltaram a acontecer em 2011, o assunto esteve em pauta. E veio a decisão de indicar um nome que tivesse ligação com as artes cênicas na cidade, para pensar nas deficiências, potencialidades e mudanças na estrutura do Fentepira. “A indicação do nome do Chapéu para esta primeira curadoria foi unânime, temos certeza que ele fará um ótimo trabalho e poderá sugerir importantes inovações para o Fentepira”, diz Laura Kiehl Lucci, orientadora de arte dramática do Tusp-Piracicaba (Teatro da Universidade de São Paulo) e também membro da comissão organizadora.

À frente do setor de artes cênicas da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) desde 1987, Antônio Chapéu pensou duas vezes antes da resposta, principalmente porque é em 2011 que ele está envolvido nas comemorações dos 25 anos do Andaime. “É um cargo de responsabilidades. São nove dias de Festival para quem assiste, mas para quem está na organização são meses de trabalho”, relutou o coordenador do Grupo Andaime, que aos poucos se viu envolvido na “moldagem” das atribuições do cargo e incorporou as funções gradativamente.

Já como curador, Chapéu iniciou seu trabalho como membro da comissão de seleção dos trabalhos para o Fentepira, junto de Tiche Vianna e Roberto Rosa. Reunidos entre 3 e 6 de setembro no Teatro Municipal, eles analisaram as 168 inscrições postadas pelos Correios, vindas de 12 estados brasileiros.

“Entendo essa nomeação como reconhecimento pelo meu trabalho, mas faço questão de lembrar que a comissão organizadora tem contribuído significativamente para as decisões do 6º Fentepira. É, acima de tudo, um trabalho conjunto”, completa Chapéu, que atuou como ator em 12 espetáculos teatrais no Andaime e como diretor em 23 montagens. Em comissões de avaliação esteve em seletivas do Festival Nacional de Teatro de Limeira e em Piracicaba fez parte do júri da Mostra Estudantil de Teatro. Também participou do Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro (CPT) em 2010.

O diretor do Andaime se revezará com os membros da comissão organizadora na integração da comissão debatedora dos 10 espetáculos selecionados para a mostra principal, que terá o professor do curso de graduação e de pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Alexandre Mate, e da doutoranda em artes, jornalista e atriz Patrícia Leonardelli. Entre 28 de outubro e 6 de novembro, ao final de cada apresentação, acontecem os debates entre elenco dos espetáculos e platéia para abordar os aspectos cênicos das montagens e apontamento de sugestões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s