Premiados espetáculos em cartaz com entrada gratuita

Os integrantes da comissão organizadora, em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, no Teatro Municipal
Os integrantes da comissão organizadora, em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, no Teatro Municipal

A sexta edição do Fentepira está repleta de novidades, a começar pelo nível dos espetáculos, premiados nos mais importantes festivais do país.

Em 2011 a abertura oficial deixa de acontecer com um espetáculo de rua. O palco será o próprio Teatro Municipal, às 20h de sexta-feira (28), quando o público será embalado pela música da Grupo de Viola As Piracicabanas.

Na sequência, tem a Cia Teatro da Cidade, de São José dos Campos, com o espetáculo Um Dia Ouvi a Lua, cujo texto inédito é assinado por Luís Alberto de Abreu (Hoje é Dia de Maria). A partir de três canções de Tonico & Tinoco, a cia. narra os dramas e conflitos de Beatriz, Tereza e S´Maria, que invertem os valores machistas das composições e as recria do ponto de vista feminino.

Com apresentações sempre às 20h, o Teatro Municipal recebe o espetáculo Átridas, do Grupo [pH2]: Estado de Teatro (dia 29), e Contos Proibidos de Antropofocus com os paranaenses do Grupo Antropofocus (dia 30). Os atores Henrique Stroeter e Fábio Espósito encenam À Meia Noite um Solo de Sax na Minha Cabeça, de Mário Bortolotto (dia 31). O grupo carioca Amok Teatro chega com o espetáculo Kabul (1º de novembro), e a companhia campineira Boa Companhia interpreta Primus (dia 2). Ainda no Teatro tem a montagem piracicabana Nhô Lica – As Aventuras e Desventuras do Capitão Félix do Amaral, da Tragatralha Cia. de Teatro (dia 3) e O Miolo da História, do grupo maranhense Santa Ignorância Cia. de Artes (dia 4).

Para o encerramento, dia 6 de novembro, às 20h, o Teatro Municipal terá a presença da Cia. do Tijolo com Concerto de Ispinho e Fulô, vencedor do Prêmio Shell pela direção musical (executada ao vivo). O espetáculo une a poética de Patativa do Assaré, cantada e declamada, ao teatro criado a partir do improviso, e resulta num musical em novo formato.

Duas apresentações ao ar livre estão presentes na programação. Às 11h de domingo (30), o Casarão do Turismo da Rua do Porto recebe a peça Canteiro, da Cia dos Inventivos (São Paulo). E no sábado (5), às 11h, a Praça José Bonifácio vai se transformar em palco o espetáculo Sacra Folia, da Fraternal Companhia de Arte e Malas-Artes.

Para o público infantil, o Fentepira reservou a peça O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, dos paulistanos do Grupo 59 de Teatro (dia 31) e Histórias por Telefone, da Cia. Delas de Teatro (dia 3). Ambas as encenações começam às 10h no Teatro Municipal, para estudantes da rede pública municipal de ensino, mas abertas a todo o público.

CENAS SEM FRONTEIRAS – A primeira atividade paralela da mostra Cenas sem Fronteiras acontece no dia 27, às 19h30, no Educomunicamos! Ponto de Cultura, com a exibição do curta-metragem Onde Moram os Anjos e do longa-metragem Dzi Croquettes.

No Ponto de Cultura Garapa – dia 31, às 21h, Luis Carlos Moreira vai discutir Políticas Públicas em Cultura no Projeto Conversa de Boteco. E em frente ao Cemitério da Saudade, dia 4 de novembro, às 23h59, o Andaime Teatro Unimep leva a peça A Noiva do Defunto.

No Teatro Municipal acontece na Sala 2 o espetáculo Vereda da Salvação (dia 29, às 22), com alunos do curso técnico em arte dramática do Senac. No mesmo local a Ceta leva O Ferreiro e a Morte (dia 1º, às 22h), e os alunos do ETA (Estúdio de Treinamento Artístico) participam da Mostra Cênica (às 18h de 5 de novembro). Ainda por lá vão ser oferecidos os workshops Do Mito à Cena, com o [pH2]: estado de teatro (dia 30, das 10h às 13h) e O Ator Brincante, com a Santa Ignorância Companhia de Artes (dia 5, das 9h às 12h). Para os dois casos é necessária inscrição pelo e-mail oficinafentepira@hotmail.com.

Completam a programação duas atrações – que serão realizadas no hall do Teatro antes dos espetáculos. Dia 4, às 19h30, Tony Azevedo apresenta o Maracatu Casa, e nos dias 31, 1º, 2 e 3, atores do grupo Forfezinho vai realizar exercícios cênicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s