Tragédia grega está presente em Átridas

Este slideshow necessita de JavaScript.

Partindo do mito grego Orestéia, o coletivo [pH2]:estado de teatro traz a Piracicaba o espetáculo Átridas, com apresentação no sábado (29), no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, às 20h.

O espetáculo evoca as personagens trágicas Agamênon, Clitemnestra, Orestes, Ifigênia, Cassandra e Egisto e busca discutir os vínculos afetivos e as relações de violência em nosso tempo. Átridas apresenta como ponto de partida o encontro familiar para o retorno de Orestes e desenvolve em cena o desenrolar de relações humanas onde afetos e ímpetos criminosos de toda a família Átrida vêem à tona.

Dispondo os espectadores em arena e apresentando um espaço cênico que se configura como ágora, o espetáculo evoca as figuras trágicas gregas e constitui um espaço híbrido de celebração e de “acerto de contas”, que convida o público a testemunhar as ações e discursos das personagens que manifestam suas paixões de modo limite – inebriadas de orgulho, memória, confusão, amargura do passado e expectativa em relação ao futuro.

Átridas foi desenvolvido em processo colaborativo durante todo o ano de 2010 no projeto de Residência Artística Obras em Construção, da Associação Cultural Casa das Caldeiras (São Paulo). Também foi integrante do projeto de conclusão de graduação da diretora Maria Emilia Faganello contando com a orientação do artista e professor Antônio Araújo.

A direção é de Maria Emilia Faganello, formada em direção teatral pela Universidade de São Paulo, e que trabalha como diretora, atriz e arte-educadora.

O [pH2]: estado de teatro inicia sua trajetória dentro do curso de artes cênicas da Universidade de São Paulo, orientado por Antônio Araújo, em agosto de 2007 e, é formado por 14 artistas de formações distintas (direção, interpretação, teoria, pedagogia e música). Em 2009, a trupe paulistana participou do 4º Fentepira com o espetáculo Manter em Local Seco e Arejado, a segunda criação do [pH2]: Estado de Teatro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s