Jorge Amado para crianças

Este slideshow necessita de JavaScript.

Compondo a grade de espetáculos infantis do 6º Fentepira, o Grupo 59 apresentará a peça O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, inspirada na obra de Jorge Amado. A sessão – aberta ao público em geral – acontece às 10h de segunda-feira (31), no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, onde estarão alunos da rede municipal de ensino.

Com o intuito de resgatar a tradição dos contadores de histórias, a peça traz a história do amor impossível entre um gato mal humorado e uma linda e amigável andorinha. Como únicos elementos cênicos, os atores assumem personagens e narração, num jogo teatral lúdico e recheado de canções, que mescla humor e lirismo para contar, a crianças e jovens de todas as idades, uma fábula de amor e (in)tolerância entre seres de espécies diferentes.

Neste jogo-brincadeira, a criança é convidada não apenas a seguir a fábula – e a se encantar por ela –, como também a se entreter e se envolver, de forma espontânea, com os procedimentos cênicos utilizados: entre eles o improviso, o revezamento de atores na tarefa de dar vida a um mesmo bicho-personagem, a mimese e a construção de personagens por meio do uso exclusivo do corpo.

Dirigido por Cristiane Paoli Quito, o espetáculo parte, assim, do desejo de resgatar um teatro de qualidade feito essencialmente para crianças; e que priorize elementos lúdicos, poéticos, estéticos e simbólicos para provocar o imaginário e a reflexão das crianças de forma divertida e criativa.

Vencedora da categoria Artes Cênicas do 18º Prêmio Nascente da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), esta montagem de O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá tem seus direitos autorais licenciados pela Abramus (Associação Brasileira de Música e Artes). A orientação dramatúrgica é de Antônio Rogério Toscano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s