Kabul expõe faces de guerra afegã

Este slideshow necessita de JavaScript.

Expor as faces da guerra, apresentar personagens que estão em busca de dignidade e trazer para o palco o retrato do Afeganistão é o que faz o grupo carioca Amok Teatro com Kabul, espetáculo selecionado para o 6º Fentepira que será encenado com entrada gratuita no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, às 20h de 1º de novembro.

Estreada em 2009, a trama recebeu o Prêmio APTR (Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro) na categoria especial para a música, executada ao vivo com instrumentos persas e afegãos.

Com Kabul, o elenco do Amok Teatro mergulha num Afeganistão traumatizado por 20 anos de guerras e entregue à tirania dos fundamentalistas. O espetáculo traz quatro faces da guerra, quatro retratos de um Afeganistão visto de dentro das casas, por detrás das cortinas e dos véus. Um fato real foi o ponto de partida para a criação da obra de ficção.

Kabul partiu de duas fontes: um livro, As Andorinhas de Cabul, do escritor argelino Yasmina Kadra, e uma imagem real, uma mulher coberta com uma burca azul, sendo executada publicamente no estádio de Cabul, em novembro de 1999. A imagem, feita a partir de um celular, correu o mundo e revelou um fato tão cruel quanto distante.

O grupo optou por se aproximar e ir além da imagem que desaparece no instante seguinte da notícia. Quem poderia ser a mulher por debaixo daquela burca? Qual o seu rosto? Qual a sua estória? Levantar o véu… O que é contado em Kabul poderia ser a estória desta mulher.

O Amok Teatro é dirigido pela brasileira Ana Teixeira e pelo francês Stéphane Brodt, que concebem suas pesquisas em dois eixos: Antonin Artaud e Etienne Decroux, de quem herdaram também uma técnica, a mímica corporal dramática.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s