Ceta encena O Ferreiro e a Morte na Sala 2

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um título sugestivo para a véspera de feriado dedicado aos mortos. O Ferreiro e a Morte, espetáculo da Ceta (Companhia Estável de Teatro Amador de Piracicaba), ganha apresentação em 1 de novembro, às 22h, na Sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto, como parte das atividades paralelas Cenas sem Fronteiras do Fentepira 2011.

Fábula cômica de origem medieval, a peça foi adaptada para o teatro pelos autores uruguaios Mercedes Rein e Jorge Curi. Nesta versão, tem como diretores Ricardo Araújo e João Scarpa.

O espetáculo possui uma comunicação direta com o público, pois, apresenta em seu enredo personagens arquétipos, figuras conhecidas da cultura popular, como São Pedro, a Miséria, Jesus Cristo, o diabo e os governantes.

A fábula narra a história do ferreiro Miséria, que após a visita de Nosso Senhor e São Pedro é agraciado com três desejos. Astuto, ele pede para sempre ganhar no jogo, para ter uma hora a mais de vida quando a morte vier lhe buscar e para quem subir em seu banquinho fique preso até que ele solte.

Esse último desejo, que é censurado pela sua irmã Pobreza, faz com que ele prenda a Morte no seu banco. A partir daí, o céu e o inferno são envolvidos em um emaranhado de interesses antagônicos.

A peça nada mais é do que um exercício de reflexão, com humor e ironia, utilizando-se de um jogo em que se confrontam a arrogância dos nobres e a astúcia dos humildes, sugerindo uma luta entre os generosos e mesquinhos. É precisamente esta luta que faz da peça uma obra clássica que permite uma leitura diferente, de acordo com a realidade que está vivendo no momento.

A peça estreou em novembro de 2008, com a participação de parte do elenco da Ceta e apresentações em diversos bairros da cidade, além de temporada na Sala 2 do Teatro Municipal no ano 2009. Com a finalidade de manter o espetáculo no repertório, a montagem ganhou, em 2010, uma nova roupagem, e segue sua trajetória em 2011, agora com todos os integrantes da companhia. Esta versão se aproxima ainda mais da linguagem popular e busca maior aproximação com espectador.

O elenco é composto por Alexandre Bastos, André Pedroso, Christiany Cordel, Daiane Silva, Giovani Costa, Joyce Pereira, Juliana Gerage, Julio dos Santos, Patrícia Borges,Robson Gaudêncio, Silvana Piacentini, Willian Barbon, Andrea Souza, Camila Pires, Kaline Volpato, Rafael Barbosa, Matheus Dias, Élcio Lopes, Felipe Trevelin, Gabriel Mendes, Gabriela Torres, Iolanda Carla, Letícia Ferraz Nayara Rocha, Raphael Constanttino, Sandra Santos, Zen Endill, Bruno Parisoto e Guilherme Xavier.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s