Fim de semana com peças premiadas

Este slideshow necessita de JavaScript.

Espetáculos premiados em todo o país e aplaudidos pela crítica especializada serão apresentados no fim de semana no 6º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), que teve início em 28 de outubro e segue até 6 de novembro. Grupos de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Maranhão foram selecionados para participar da maratona teatral, que recebeu 168 inscritos de 12 estados e conta com 26 atrações. Todas as atividades possuem entrada gratuita.

Nesta sexta-feira (4), a trupe maranhense Santa Ignorância Cia. de Artes apresenta o espetáculo O Miolo da Estória, às 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A trama retrata a vida e os sonhos de João Miolo, operário da construção civil e brincante de bumba meu boi. A peça percorreu a 5ª Mostra Sesc Guajajaras de Artes, o 1º Festival de Teatro de Açailândia, a 6ª Mostra Sesc Povos da Floresta, no Macapá, a 6ª Semana de Teatro no Maranhão, o 28º Festival de Monólogos Ana Maria Rêgo (Piauí) e a Mostra Amazônia das Artes.

No sábado (5) tem espetáculo ao ar livre na Praça José Bonifácio. Será às 11h, com Sacra Folia, montagem da Fraternal Companhia de Arte e Malas-Artes com texto de Luís Alberto de Abreu que, entre outros trabalhos, foi o autor do roteiro adaptado da minissérie Hoje é Dia de Maria. A peça faz parte de um projeto de Comédia Popular Brasileira e rendeu a Abreu o prêmio especial da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) em 1996.

Sacra Folia será encenada numa carreta de 11 metros de comprimento, onde é acoplado um baú, cujas laterais se abrem, revelando um palco de mais de oito metros de largura por quase sete de profundidade. A história traz a Sagrada Família, que perseguida por Herodes e seus soldados, se perde em sua fuga para o Egito e acaba chegando ao Brasil.

Para o encerramento do Fentepira, no domingo (6), é a vez de Concerto de Ispinho e Fulô, às 20h no Teatro Municipal. A consagrada montagem da Cia. do Tijolo recebeu o Prêmio CPT (Cooperativa Paulista de Teatro) pelo projeto sonoro e o Prêmio Shell na categoria Música. Em maio deste ano, a trama foi encenada no Festival Assitej, em Copenhagen, Dinamarca.

Concerto de Ispinho e Fulô traz à tona a incansável e constante luta do sertanejo pelos direitos igualitários entre os homens, a exaltação à natureza e a sua adorada terra e sua irreverência poética. A peça é inspirada no universo do poeta Patativa do Assaré e também teve como base a pedagogia do oprimido de Paulo Freire.

CENAS SEM FRONTEIRAS – O 6º Fentepira conta também com a mostra paralela Cenas sem Fronteiras. Às 23h59 desta sexta-feira (4) tem sessão maldita com o Andaime Teatro Unimep, que apresenta A Noiva do Defunto em frente ao Cemitério da Saudade. Comédia portuguesa de domínio público, a peça conta a história de um homem que é confundido com seu primo que acaba de morrer e que era noivo de uma jovem encalhada.

Com 20 vagas, acontece no sábado (5), das 9h às 12h, o workshop gratuito Ator Brincante – Nos Passos do Boi na Sala 2 do Teatro. Os integrantes da Santa Ignorância Cia. de Artes vão demonstrar e experimentar a criação de personagens e cenas teatrais a partir de estímulos físicos e sonoros do bumba meu boi do Maranhão. As inscrições são aceitas pelo e-mail oficinafentepira@hotmail.com (mencione nome completo, endereço, idade, RG e telefones para contato).

Ainda no sábado, às 18h, os alunos do segundo módulo do Curso de Teatro do ETA (Estúdio de Treinamento Artístico) participam na Sala 2 do Teatro Municipal da Mostra Cênica, com adaptação de quatro espetáculo adultos, com duração entre 15 e 20 minutos cada.

O 6º Fentepira é uma realização da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). São apoiadores a Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Sesi, Senac, Sesc, Tusp Piracicaba, Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s