Piracicaba tem 5 peças de teatro gratuitas no feriado prolongado

Este slideshow necessita de JavaScript.

Entre os dias 2 e 4 de novembro, quando os brasileiros aproveitam para prolongar o descanço em virtude do Feriado de Finados, Piracicaba traz cinco espetáculo gratuitos à população, em três diferentes locais da cidade. As atrações integram o 7º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), com entrada gratuita.

Às 20h de sexta-feira (2), a peça em cartaz é Outro Lado, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, do Quatroloscinco – Teatro do Comum, de Belo Horizonte. O espetáculo recebeu a indicação pela Revista Bravo! como um dos melhores do ano de 2012. A apresentação é restrita a 80 pessoas.

Outro Lado desvenda a história de pessoas que compartilham alguns anos de suas vidas num bar em decadência. Lá fora, o mundo está um caos e poucos têm coragem de sair de suas casas. Eles vivem a esperança do amanhã.

Na manhã de sábado (3), o Fentepira leva sua programação à Praça José Bonifácio, na área central de Piracicaba. Às 10h, o público poderá assistir O Pavão Misterioso, da Cia. Forrobodó de Teatro e Cultura Popular (São José do Rio Preto).

O espetáculo narra a saga de Evangelista, jovem corajoso que se apaixona pela condessa da Grécia, filha de um conde que a mantém aprisionada em um quarto de sobrado. Evangelista se lança na aventura de conquistar a moça e, nesse meio tempo, encontra um cientista que o ajuda a construir um misterioso invento.

Ainda no sábado (3), às 21h, o Teatro Municipal Dr. Losso Netto abriga Forfé Canta Lilás, do grupo piracicabano Forfé, com capacidade para 60 pessoas. A trama traz o caminho de um menino por uma estrada, em busca de seu amor. Sua única lembrança é um olhar que busca durante sua trajetória.

No domingo (4), o Grupo Andaime Teatro Unimep, de Piracicaba, estreia na cidade seu espetáculo de comemoração de 25 anos, Coração dos Teatros Rodantes, às 17h, no Ponto de Cultura Garapa. A trupe possui 118 prêmios no currículo e público superior a 100 espectadores nas 11 peças já montadas.

Coração dos Teatros Rodantes foi desenvolvida a partir da adaptação do livro Kafka e a Boneca Viajante, de Jordi Fabra i Sierra. Na obra, Sierra traz um episódio que teria ocorrido com Franz Kafka enquanto ele passeava por um parque. Ele encontra uma menina, que chora a perda de sua boneca boneca. Comovido, inventou uma história: a boneca não estava perdida, mas viajara, e ele, um ‘carteiro de bonecas’, tinha uma carta em seu poder para lhe entregar no dia seguinte. Kafka escreveu muitos textos narrando as peripécias da boneca pelo mundo.

Para encerrar a maratona teatral em Piracicaba, o palco do Teatro Municipal Dr. Losso Netto recebe, às 20h de domingo (4), o espetáculo Sobre a Terra que Arde, da Ceta (Companhia Estável de Teatro de Amador), que em 2012 comemora 20 anos de fundação.

A montagem narra a história de Miúdo, um menino que sonha com um burro falante que poderá levá-lo a fazer fortuna no grande circo. Ele encontra Rosa, menina prostituída em casa de mulheres e abandonada na estrada por um homem. Procurando pelo burro falante, os dois se aventuram pelos confins miseráveis e cheios de ameaças da região dos vilarejos da Terra que Arde.

O Fentepira teve início em 27 de outubro e em 2012 conta com 17 atrações e grupos de Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, incluindo interior e capital, selecionados em meio aos 275 espetáculos inscritos de 93 cidades.

A realização é da Secretaria Municipal da Ação Cultural. São parceiros o Sesi, o Senac, a Associação Piracicabana de Teatro (Apite!), a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), a Secretaria Municipal de Educação e o Centro de Comunicação Social da Prefeitura de Piracicaba.

SERVIÇO – 7º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), de 27 de outubro a 4 de novembro. Endereços: Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro). Ponto de Cultura Garapa (rua Dom Pedro 2º, 1313, bairro Alto). Informações: fentepira.com.br, no Facebook Fentepira Piracicaba ou (19) 3433-4952. Para todas as atrações, a entrada é gratuita.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s