Grupo Andaime celebra 25 anos com Coração dos Teatros Rodantes

Montagem tem apresentação no Ponto de Cultura Garapa – Foto: Pricka Ferreira

Poucas companhias de artes cênicas no país conseguem completar 25 anos de trajetória artística. Mas para o Andaime Teatro Unimep, o número não só é realidade como em seu currículo estão 118 prêmios e público superior a 100 mil espectadores. É comemorando essas marcas que a trupe piracicabana estreia o seu 12º espetáculo, Coração dos Teatros Rodantes. A apresentação será no domingo (4), às 17h, no Ponto de Cultura Garapa. O grupo integra o hall dos convidados para a mostra oficial do 7º Fentepira.

Coração dos Teatros Rodantes foi desenvolvida a partir da adaptação do livro/texto Kafka e a Boneca Viajante, de Jordi Fabra i Sierra, um dos maiores autores da literatura espanhola. A trama desvela a profundidade do texto, revelada de maneira tão simples, na experiência de uma criança e um brinquedo. Com a encenação, o Andaime busca instalar o lugar da palavra com o objetivo de restabelecer o diálogo entre artistas e público no espaço que é, de origem, destinado ao encontro, que são as praças públicas.

O processo de criação do espetáculo teve início em setembro de 2010 e contou com apoio do ProAc (Programa de Ação Cultural) 2011 da Secretaria de Estado da Cultura. A pesquisa, construída coletivamente pelo grupo, se deu em várias etapas do processo da montagem. Assina a direção Rogério Tarifa, da Cia. São Jorge de Variedades, de São Paulo. A dramaturgia é de Ilo Krugli, argentino radicado no Brasil desde a década de 60 e uma das principais figuras do teatro para crianças no Brasil.

No elenco estão os atores André Stenico, Ariane Martins, Joseane Bigaran, Márcio Abegão, Maria Paula e Tiago de Luca, além de Carlos Jerônimo e Antônio Chapéu, fundadores do grupo em 1986. Chapéu, além de coordenar o Andaime, atua na comissão organizadora do Fentepira desde a primeira edição e, em 2011, desempenhou o cargo de curador. Em cena há ainda a presença dos músicos Felipe Vechini e Nivaldo Santos.

BONECA VIAJANTE – Considerado um dos maiores escritores da literatura moderna, Kafka retrata em suas obras as ansiedades e a alienação do homem do século 20. Na contramão disso surgiram suas cartas a uma menina, que chorava no parque ao perder sua boneca. Comovido, Kafka inventou uma história: a boneca não estava perdida, mas viajara, e ele, um ‘carteiro de bonecas’, tinha uma carta em seu poder para lhe entregar no dia seguinte. Naquela noite, ele escreveu a primeira de muitos textos que, durante três semanas, entregou pontualmente à menina, narrando as peripécias da boneca pelo mundo.

Pouco conhecida, a história provocou a imaginação de Jordi Fabra i Sierra, que escreveu o livro Kafka e a Boneca Viajante. Sierra narra como o grande escritor teria retratado a saga da boneca mundo afora, já que as cartas nunca foram encontradas.

O ANDAIME – Vinculado ao Núcleo Universitário de Cultura da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), o Andaime possui um trabalho reconhecido pelo público e pela crítica. Em 25 anos foram mais de 350 apresentações em uma centena de cidades brasileiras. O grupo já esteve na Itália e em quatro cidades dos Estados Unidos (Pulaski, Poultney, Nova York e Marietta). Dos 118 prêmios, 15 deles são de melhor espetáculo em festivais de teatro de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

SERVIÇO – 7º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), com o espetáculo Coração dos Teatros Rodantes. Dia 4 de novembro, às 17h, no Ponto de Cultura Garapa (rua Dom Pedro 2º, 1.313, Bairro Alto). Entrada gratuita. Mais informações: http://www.fentepira.com.br, no Facebook Fentepira Piracicaba ou (19) 3433-4952.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s