Espetáculo Pai & Filho esquenta clima de abertura do 8º Fentepira no Sesi Piracicaba

Foto: Ayrton Valle
Foto: Ayrton Valle

O Teatro do Sesi, na Vila Industrial, esquenta o clima para o 8º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). Um dia antes da abertura oficial do evento, o local recebe o espetáculo Pai & Filho, da Pequena Companhia de Teatro, do Maranhão. Com entrada gratuita, a apresentação acontece na sexta-feira (1º), às 20h, e integra as atividades paralelas da maratona de artes cênicas, que segue com atividades na cidade até 10 de novembro.

Livremente inspirado na obra Carta ao Pai, de Franz Kafka, Pai & Filho propõe um diálogo sobre poder e submissão na família contemporânea, aspectos que se disseminam nas relações sociais. Por meio de uma linguagem crua e visceral, o público conhece a história de um homem que, aprisionado e oprimido pelo poder do pai, procura enfrentá-lo. Porém, seu discurso se reflete no pai como espelho, retornando para si e afastando qualquer possibilidade de harmonia ou ruptura da hierarquia familiar.

A dramaturgia não faz juízo de valor entre o pai e o filho, aumentando o alcance das reflexões e fortalecendo a diversidade de opiniões no conflito. Desta maneira, a Pequena Companhia de Teatro apresenta um espetáculo que ajuda a diluir a distância entre as distintas gerações e abre caminhos para uma avaliação do estado familiar moderno. A direção é de Marcelo Flecha.

A Pequena Companhia de Teatro, em atividade desde 2005, é composta pelos atores Cláudio Marconcine e Jorge Choairy, pelo encenador Marcelo Flecha e pela produtora Katia Lopes. Desenvolve uma linguagem que potencializa seus conteúdos e na democratização do acesso a esses resultados através de debates, oficinas e circulação de espetáculos.

Pai & Filho já visitou 49 cidades de 19 estados brasileiros. É vencedor do 2º Prêmio Sated Maranhão de Artes Cênicas nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Produção, Melhor Ator, Cenário e Melhor Figurino. Nas categorias Montagem e Circulação, Pai e Filho também recebeu o prêmio Myriam Muniz 2010, ligado à Funarte (Fundação Nacional de Artes) do Ministério da Cultura.

Em 2012, a montagem participou do projeto Palco Giratório de Difusão e Intercâmbio das Artes Cênicas, promovido pelo Sesc em várias cidades do Brasil. Único grupo teatral fora do eixo Rio – São Paulo a integrar o projeto Viagem Teatral, do Sesi, a Pequena Companhia de Teatro circulará por seis cidades paulistas com o espetáculo. Depois de Piracicaba, segue para Campinas, com apresentações no Sesi Amoreiras nos dias 2 e 3 de novembro. A cia também estreou em 4 de outubro, no Maranhão, o espetáculo Velhos Caem do Céu como Canivetes, inspirado em Gabriel García Marquez.

O Sesi Piracicaba será palco de outras três atividades paralelas da programação. No sábado (2), às 16h, recebe o espetáculo infantil Marcelo, Marmelo, Martelo, da Cia. Paulista de Artes. No dia 9 de novembro, às 16h, o local sedia a apresentação de O Menino que Mordeu Picasso, da Companhia Charge Produções Culturais (Atibaia).

Além do Sesi, são parceiros do Fentepira Tusp Piracicaba, Senac Piracicaba, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Secretaria Municipal de Educação e Centro de Comunicação Social.

SERVIÇO – 8º Fentepira. Atividade paralela com o espetáculo Pai & Filho, da Pequena Companhia de Teatro. Sexta-feira, 1º de novembro, às 20h, no Sesi Piracicaba (avenida Luiz Ralph Benatti, 600, Vila Industrial). Duração: 50 minutos. Classificação: 14 anos. Entrada gratuita. A distribuição de ingressos tem início uma hora antes da apresentação. Informações: www.fentepira.com.br e www.fentepira.wordpress.com ou pelos telefones (19) 3413-5212 e 3413-8526.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s