Compositores paulistas e teatro de sombras fazem a alegria das crianças no 8º Fentepira

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), em parceria com o Projeto Diversão em Cena, da ArcelorMittal, apresenta os espetáculos infantis Paulistinhas, do grupo vocal Trovadores, e A Cortina da Babá, do Grupo Sobrevento, nos domingos, 3 e 10 de novembro, respectivamente, sempre às 16h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. As montagens integram a programação paralela da oitava edição do festival, que segue até o dia 10 de novembro.

Em Paulistinhas, o universo infantil da música paulista será apresentada pelos Trovadores Mirins sob regência de Lucila Novaes, que também atua como cantora e tecladista, formando um coral de 15 crianças. O grupo interpreta canções de compositores nascidos no Estado e escritas especialmente para o público infantil.

Algumas obras são assinadas pelo maestro e compositor Edgar Poças, responsável pelos arranjos musicais do grupo Balão Mágico. Há também músicas da regente, educadora e compositora Thelma Chan e do ex-integrante do grupo Rumo, Hélio Ziskind, autor das músicas do Castelo Rá-tim-bum e Cocoricó.

As crianças do grupo Trovadores Mirins têm entre quatro e 14 anos e recebem formação musical com prática de canto coral, interpretação e expressão corporal. A formação é uma iniciativa dos Trovadores Urbanos, que se dedicam a promover a tradicional música brasileira há mais de 20 anos.

VIRGÍNIA WOOLF – No dia 10 de novembro, a criançada confere A Cortina da Babá, baseado no conto Nurse Lugton´s Curtain, da escritora inglesa Virginia Woolf. A montagem marca a primeira experiência do Sobrevento com o teatro de sombras. Para criar a peça, o grupo trouxe ao Brasil Liang Jun, diretor da Companhia de Arte Popular de Shaanxi, a maior companhia de teatro de sombras da China.

O espetáculo conta a história do fantástico mundo que se desdobra quando a babá Lungton adormece tecendo uma cortina. A criança tira, então, o tecido de seu colo e brinca com as sombras das figuras projetadas nas paredes do quarto. Assim, surgem criaturas que interagem entre si e com a própria criança.

As sombras fazem aparecer bichos caminhando, peixes nadando, pássaros voando, macacos brincando e um desfile de bichos exóticos, como elefantes, girafas, zebras e pinguins a surpreender os espectadores com movimentos delicados e precisos. Tudo isto culminando em um desfile de Carnaval. A mágica, a festa e a alegria se rompem com o voo do besouro, conseguido através de outro recurso mágico, que desperta a babá para a vida cotidiana, simples e mecânica que o trabalho da costura revela.

O espetáculo chega a uma ruptura com a técnica ortodoxa em prol de um estilo mais contemporâneo, por meio da utilização de diferentes suportes de projeção, materiais e fontes de luz. Com quatro atores-manipuladores, música original criada por Pedro Paulo Bogossian, cenografia e figurinos de André Cortez.

Considerado um dos principais projetos do gênero infantil no Brasil, o Diversão em Cena ArcelorMittal é viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e tem como objetivo contribuir para formação de público com espetáculos de qualidade. Trata-se de um projeto da ArcelorMittal, desenvolvido em parceria com as secretarias municipais da Ação Cultural e Educação de Piracicaba.

O FESTIVAL – Todos os anos, integram a programação do Fentepira, diversos espetáculos nacionais nas categorias adulto, infantojuvenil e teatro de rua. Diferente dos demais eventos do gênero no país, esta não é uma mostra de caráter competitivo e oferece ajuda de custo aos grupos conforme as distâncias de Piracicaba.

As 10 montagens da mostra oficial foram escolhidas entre as 217 inscritas de 15 estados brasileiros. Em 2013, o Fentepira terá como palco principal o Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Parque do Engenho Central, além de outros espaços da cidade, como a Praça José Bonifácio, no Centro de Piracicaba, o Sesi, na Vila Industrial, e o Ponto Arte Garapa.

A Prefeitura de Piracicaba é realizadora do Fentepira, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural, com o apoio do Sesi Piracicaba, Tusp Piracicaba, Senac Piracicaba, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Secretaria Municipal de Educação e Centro de Comunicação Social. 

SERVIÇO – 8º Fentepira, com os espetáculos Paulistinhas, domingo (3), e A Cortina da Babá, domingo (10), às 16h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. A distribuição de ingressos tem início uma hora antes da apresentação. Mais informações no site http://www.fentepira.com.br, no blog www.fentepira.wordpress.com, pelo Facebook Fentepira Piracicaba ou pelos telefones (19) 3413-5212 e 3413-8526.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s