Sesi recebe Marcelo, Marmelo, Martelo às 16h

Foto: Marcelo Perroni
Foto: Marcelo Perroni

Vencedora de cinco prêmios Jabuti e uma das escritoras infantis mais conhecidas e prestigiadas, Ruth Rocha inspirou a Cia. Paulista de Artes, de Jundiaí, a criar o espetáculo Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias, baseado no livro lançado em 1981 e com mais de um milhão de exemplares vendidos. A montagem foi convidada a integrar a programação do 8º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) e tem sua apresentação no sábado (2), às 16h, no Sesi. A entrada é gratuita.

A Cia. Paulista de Artes leva para o palco o texto na íntegra, como foi escrito por Ruth Rocha, sem adaptações ou cortes. Situações do cotidiano ganham encanto nas palavras da escritora, que inovou a maneira de contar histórias e hoje tem mais de 130 títulos publicados, com traduções em 25 idiomas. Os personagens dos três contos são crianças que vivem no espaço urbano.

Marcelo questiona os nomes de tudo, deixando os pais sem resposta. Os pais, que no início ficam perdidos, entram no clima e resolvem respeitar as ideias criativas e críticas do garoto. Outra criança cheia de personalidade é Gabriela, que adora brincar na rua e “jogar” com as palavras. Até o dia em que uma nova vizinha, a Terezinha, muda-se para a mesma rua. As duas, muito diferentes, têm que lidar com a nova situação. Há também o Caloca, o dono da bola de futebol, um garoto muito enjoado que quer sempre que tudo seja do seu jeito e, quando contrariado, para de jogar e leva a bola embora.

Estreada em julho de 2012 no Teatro Polytheama, em Jundiaí, a peça cumpriu temporada nos Projetos Férias 2013 dos Teatros Folha e Amil, em São Paulo e em Campinas. Além de integrar o Circuito Sesi, percorrendo as unidades no interior de São Paulo, em outubro e novembro participa do Circuito Cultural Paulista, da Secretaria de Estado da Cultura, apresentando-se me oito cidades do interior do Estado.

A Cia. Paulista de Artes já esteve na programação do Fentepira, em 2008, com o espetáculo As Noivas de Nelson. Fundada em 2001, a trupe conta com 175 prêmios no currículo, entre espetáculos adultos e infantis. Em especial nas montagens para as crianças, a busca é pelo estímulo na formação de público. Tanto é que a trupe desenvolve o Projeto Escola, apresentado para mais de 240 mil crianças.

Na montagem Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias integram o elenco Aline Volpi, Juliana Parize, Maristela Demarchi, Edivaldo Zanotti, Rodrigo Gatera, Vivi Masolli e Vladimir Camargo. A direção é de Marcelo Peroni e a direção musical de Estêvão Marques.

DIVERSIDADE – O público infantil terá várias opções de espetáculos durante os 10 dias de realização do 8º Fentepira. O próprio Sesi, na Vila Industrial, volta a sediar O Menino que Mordeu Picasso, montagem da Companhia Charge Produções Culturais, de Atibaia, com apresentação no sábado (9), às 16h.

A programação do projeto Diversão em Cena, da ArcelorMittal, também foi incorporada ao Fentepira, com as atrações de domingo no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. No dia 3, Lucila Novaes e Trovadores Mirins, de São Paulo, apresentam Paulistinhas, num coral de 15 crianças prá lá de afinado e animado. No dia 10 é a vez do Grupo Sobrevento, também da Capital, com A Cortina da Babá, montagem infantil que explora o teatro de sombras. Ambas as encenações são às 16h.

Para quem gosta de circo-teatro, a opção é confeir 3 é Bom, 2 é Demais, com os personagens Napolino e Bisgoio alegrando o palco do Teatro do Engenho na segunda-feira (4), às 16h. A peça do Grupo Zibaldoni, de Ribeirão Preto, fala sobre a importância da amizade e o quanto ela é fundamental na superação dos fracassos.

Iniciativa da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), o Fentepira tem como parceiros o Sesi Piracicaba, Tusp Piracicaba, Senac Piracicaba, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Secretaria Municipal de Educação e Centro de Comunicação Social.

SERVIÇO – 8º Fentepira. Espetáculo infantil Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias, com a Cia. Paulista de Artes. Sábado, 2 de novembro, às 16h, no Sesi Piracicaba (avenida Luiz Ralph Benatti, 600, Vila Industrial). Duração: 55 minutos. Classificação: 12 anos. Entrada gratuita. A distribuição de ingressos tem início uma hora antes da apresentação. Informações: http://www.fentepira.com.br e http://www.fentepira.wordpress.com ou pelos telefones (19) 3413-5212 e 3413-8526.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s