Palhaços mostram importância da amizade em espetáculo infantil

Foto: Marcelo Cabala
Foto: Marcelo Cabala

A tarde de segunda-feira (4) será de descontração no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. Técnicas circenses, números de desafios e muita alegria tomam conta do local às 16h, quando os palhaços Bisgoio e Napolino participam da mostra oficial do 8º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). O público pode chegar, se acomodar e conhecer de perto o enredo do espetáculo 3 é Bom, 2 é Demais, com o grupo Zibaldoni, de Ribeirão Preto.

Napolino inicia seu mais novo trabalho e convida Bisgoio, seu desajeitado companheiro, porém pau pra toda obra, para ajudá-lo nesta simples tarefa, que acaba se tornando quase impossível: contar uma história. Em meio a confusões e mal entendidos, em vez de Bisgoio ajudar Napolino, ele acaba por arruinar todo seu trabalho e quase o enlouquece. Revelando a relação direta de amor e ódio entre esses dois palhaços, fica claro que a amizade entre eles supera qualquer fracasso humano.

Os atores-palhaços Lucas Santarosa e Neto Donegá são os responsáveis pela interpretação da dupla. Em 2012, no 7º Fentepira, eles foram selecionados para a mostra oficial com o espetáculo Gran Circo Internazionale – E a Saga dos Heróis Desconhecidos, também apresentado no 5º Festival Paulista de Circo, no Engenho Central. Em 2013 houve estreias de novos espetáculos solos dos palhaços e também uma temporada na Europa, em festivais em Portugal, Espanha e Escócia.

Formado em 2007, o Grupo Zibaldoni estruturou sua base de trabalho na linguagem do cômico e tem como veículo de comunicação a arte do palhaço. Iniciou seus trabalhos na rua, mas sem deixar o palco de lado, criando espetáculos com características que se apropriam de qualquer espaço físico e onde a energia cênica e a relação com o público são os principais focos de comunicação.

Da proposta cênica de atuar em todos os espaços, o trabalho ganhou também um lado humanitário, que com o tempo se transformou no projeto Desconcertando em Todo Lugar, que leva a arte do circo com oficinas e espetáculos para dentro de favelas e outros espaços que necessitem de um pouco de arte.

Em parceria com o Sesc Ribeirão Preto, o grupo Zibaldoni desenvolve o Encontro Palhaços em Todo Lugar, que reúne cômicos de todo o país e artistas internacionais na difusão dessa linguagem artística. A intenção é formar plateias e novos artistas.

O espetáculo 3 é Bom, 2 é Demais integra a programação da mostra oficial do Fentepira, que em 2013 selecionou 10 montagens brasileiras de 217 inscritas de 15 estados brasileiros. Outras seis peças convidadas e mais cinco atividades paralelas acontecem até 10 de novembro, sempre com entrada gratuita, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, Praça José Bonifácio, Teatro Unimep, Ponto Arte Garapa e Sesi Piracicaba.

Após a apresentação no Teatro Erotídes de Campos, o público pode acompanhar o bate-papo entre debatedores do 8º Fentepira e elenco do Zibaldoni. A intenção é discutir os aspectos cênicos da montagem. O trabalho está aos cuidados do professor do Instituto de Artes da Unesp, Alexandre Mate, do curador Roberto Rosa e da dramaturga Ana Souto.

O FESTIVAL – Ainda na segunda-feira (4), integra a programação a peça A Lira de Romeu e Julieta, às 20h, no Colégio Piracicabano. A encenação do grupo Cochichonacoxia se utiliza do espaço centenário do Centro Cultural Martha Watts, com suas janelas, varandas e arquitetura do século passado. O público é envolvido na representação e vê o espetáculo do lado de dentro da cena. O cenário, ao ar livre, cria todas as possibilidades para essa tragédia que, ainda hoje, toca os corações mais endurecidos.

A Prefeitura de Piracicaba é realizadora do Fentepira, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural, com o apoio do Sesi Piracicaba, Tusp Piracicaba, Senac Piracicaba, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Secretaria Municipal de Educação e Centro de Comunicação Social.

SERVIÇO – 8º Fentepira. Espetáculo 3 é Bom, 2 é Demais, com o Grupo Zibaldoni. Segunda-feira (4), às 16h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. A distribuição de ingressos tem início uma hora antes da apresentação. Duração: 60 minutos. Classificação: livre. Mais informações no site http://www.fentepira.com.br, no blog www.fentepira.wordpress.com, pelo Facebook Fentepira Piracicaba ou pelos telefones (19) 3413-5212 e 3413-8526.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s