Releitura de Shakespeare integra paralela do 8º Fentepira

A-Lira-de-Romeu-e-Julieta-02

Revisitar a obra mais famosa do dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare é o que faz o grupo piracicabano Cochichonacoxia com A Lira de Romeu e Julieta. A montagem teve sua estreia oficial em 27 de outubro e agora integra as atividades paralelas ao 8º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). A nova apresentação acontece em 4 de novembro no Colégio Piracicabano, às 20h. A entrada é gratuita.

Criada em comemoração aos 10 anos do Centro Cultural Martha Watts, imponente edifício histórico na área central de Piracicaba que foi o embrião do Colégio Piracicabano, a peça se apropria das belezas arquitetônicas do local, com suas janelas, varandas e arquitetura do século passado. O público é envolvido na representação e vê o espetáculo do lado de dentro da cena. O cenário, ao ar livre, cria todas as possibilidades para a clássica tragédia que, ainda hoje, toca os corações mais endurecidos.

Sob direção de Antonio Chapéu, o elenco é formado pelos atores Victor Libardi, Reinaldo Oliveira, Leandro Bonin, Gabriel Ferreira, Gabriele Reis, Luis Fernando, Jennifer Garcia, Franciele Campos, Elcio Lopes, Camila Bortoletto, Renata Nunes e Bruna Nunes; pelos músicos Felipe Vechini e André Pedroso. A iluminação é de Tiago de Luca. Os figurinos são de Amanda Kistemann.

O Cochichonacoxia é um grupo de teatro vinculado à Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Surgiu em 1989, inicialmente como Teatro Universitário (TU) e, depois, como Teatro Experimental. A nomenclatura atual veio a partir de 1992, após Prêmio Auxílio Montagem da Secretaria Municipal da Ação Cultural. Esta é a décima montagem da companhia.

O FESTIVAL – O Fentepira segue até 10 de novembro, sempre com entrada gratuita. A programação é composta por 21 atrações, entre espetáculos selecionados, montagens convidadas e atividades paralelas com grupos de São Paulo, Maranhão, Minas Gerais e Santa Catarina.

A mostra oficial é composta por 10 espetáculos, selecionados pelo curador Roberto Rosa entre as 217 inscritos de 15 estados brasileiros. Após a apresentação de tais montagens, os grupos de teatro são convidados a participar de debate com o público, na presença da comissão debatedora, este ano formada por Roberto Rosa, curador do Fentepira, a dramaturga Ana Souto e o crítico de teatro Alexandre Mate, professor do Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e membro da comissão que define os finalistas para o prêmio Shell de Teatro.

São apoiadores do 8º Fentepira o Sesi Piracicaba, Tusp Piracicaba, Senac Piracicaba, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Secretaria Municipal de Educação e Centro de Comunicação Social.

SERVIÇO – 8º Fentepira, com o espetáculo A Lira de Romeu e Julieta, do grupo Cochichonacoxia. Segunda-feira (4), às 20h, no Colégio Piracicabano (rua Rangel Pestana, 762, Centro). Entrada gratuita. A distribuição de ingressos tem início uma hora antes da apresentação. Duração: 60 minutos. Classificação: livre. Mais informações no site http://www.fentepira.com.br, no blog www.fentepira.wordpress.com, pelo Facebook Fentepira Piracicaba, pelos telefones (19) 3413-5212 e 3413-8526.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s