Trupe campineira encena espetáculo na Praça José Bonifácio

Foto: João Paulo Marques
Foto: João Paulo Marques

Figuras como o menino Jesus, o diabo e São Pedro, santo conhecido como o guardião do céu, irão surpreender o público na Praça José Bonifácio na quarta-feira (6), às 11h. Como parte da mostra oficial do 8º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), o público confere a performance da Cia. Honesta de Teatro, com o espetáculo As Presepadas de Damião: de como fez Fortuna, Venceu o Diabo e Enganou a Morte com as Graças de Jesus Cristo.

Vinda de Campinas, a trupe traz oito atores para narrar a saga de Damião, homem pobre e amigo da vadiagem que tentou ludibriar a morte. Esperto e tem bom coração, certo dia ele e sua irmã, Cosma, acolhem com generosidade dois viajantes cansados, que revelam ser o Menino Jesus e seu tio São Pedro. Como retribuição, eles oferecem ao anfitrião o cumprimento de três pedidos. Damião, sob os protestos de sua irmã, pede três coisas que soam estranhas em princípio, mas que no decorrer da peça demonstram sua verdadeira intenção.

Com direção de Mário Santana, o espetáculo de rua teve criação coletiva e é inspirado nos folguedos populares, como o cavalo marinho e a folia de reis. A montagem foi contemplada com o edital do Grupo Gestor de Benefícios Sociais da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), de onde o grupo surgiu, há quatro anos, após se conheceram no curso de artes cênicas da instituição.

Em junho de 2011, a Honesta estreou o seu primeiro espetáculo, Tará bão di sar?, dirigido por Márcio Tadeu e baseado em contos de Monteiro Lobato e Cornélio Pires. O espetáculo ficou em temporada na Funarte São Paulo em fevereiro de 2013, como parte da Ocupação Coletivos Unicamp. No mesmo ano a companhia estreou O Burguês Finado, comédia de máscaras dirigida por Roberto Mallet e baseada no texto O Burguês Fidalgo, de Molière, e Antígona, sob a direção de Verônica Fabrini.

Em 2012, em comemoração ao centenário de nascimento de Nelson Rodrigues, foram encenadas duas das suas chamadas tragédias cariocas, Perdoa-me por me traíres e Boca de Ouro, dirigidas, respectivamente, por Mario Santana e Marcelo Lazzaratto. No segundo semestre do mesmo ano, a Honesta Cia. de Teatro estreou mais três espetáculos: No Ar, que traz ao palco a memória do rádio no Brasil, recriando o universo dos anos 40 e 50, e As Presepadas de Damião; e O Mandato, comédia do autor russo Nicolai Erdman.

O FESTIVAL – A Praça José Bonifácio será novamente palco do Fentepira no sábado (9), às 11h, quando a trupe paulistana Buraco d’Oráculo encena Ópera do Trabalho, musical épico-narrativo que questiona os modos de produção e as condições do universo do trabalho. Até o dia 10, a programação segue com apresentações no Sesi Piracicaba, Teatro Municipal Erotídes de Campos, Engenho Central, Colégio Piracicabano e Ponto Arte Garapa.

Criado para popularizar as artes cênicas, fomentar os grupos teatrais, formar plateias e estimular a troca de ideias, o Fentepira é realizado pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). Grupos de São Paulo, Maranhão, Minas Gerais e Santa Catarina integram a programação, composta por 21 atividades, entre elas a mostra oficial com 10 espetáculos, selecionados entre as 217 inscritos de 15 estados brasileiros. Há ainda espetáculos convidados e mostra paralela.

São apoiadores do 8º Fentepira o Sesi Piracicaba, Tusp Piracicaba, Senac Piracicaba, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Secretaria Municipal de Educação e Centro de Comunicação Social. 

SERVIÇO – 8º Fentepira, com o espetáculo As Presepadas de Damião, da Honesta Cia. de Teatro. Quarta-feira (6), às 11h, na Praça José Bonifácio. Duração: 65 minutos. Classificação: livre. Mais informações no site http://www.fentepira.com.br, no blog www.fentepira.wordpress.com, pelo Facebook Fentepira Piracicaba, pelos telefones (19) 3413-5212 e 3413-8526.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s