Espetáculo O Rio revela a delicadeza de bonecos feitos de papel

O Rio 03

O Teatro Didático da Unesp & Teatro de Brancaleone, de São Paulo, apresentam o espetáculo O Rio, quinta-feira (7), às 16h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Parque do Engenho Central. A montagem, baseada no poema homônimo de João Cabral de Melo Neto, integra a mostra principal do 8º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). O evento segue até o domingo (10).

Apesar de ter como inspiração a obra do escritor pernambucano, a peça não se prende à mera ilustração de seus versos. Trata-se de uma criação autônoma onde o rio está presumido na percepção do espectador que não o observa na cena, mas o intui no exaustivo e insistente caminhar de homens, bichos, plantas e poeira. As imagens do poema transformam-se, assim, em metáforas da condição humana diante de uma realidade seca de vida, mas vívida de significados. 

O Rio, que na obra do poeta é narrador, nesse novo contexto depende do público para ser percebido na secura da areia que cobre todas as dimensões do espaço. Nesse cenário, bonecos feitos de papel, quando manipulados, mostram a vida por meio da matéria inerte na delicadeza de seus movimentos. Esse jogos de elementos, texto, atores, bonecos e objetos, é equacionado pelo diretor Wagner Cintra.

A sintaxe do poema de João Cabral, em segundo plano, inspira a sintaxe visual, em primeiro plano. Conjugadas, elas resultaram em um espetáculo de imagens requintadas e repletas de poesia. Do elenco fazem parte os atores Bruno Maldegan, Caio Ceragioli, Felipe Michelini, Guemera, Guilherme Conradi e Pedro Cobra.

Após o espetáculo, o grupo participa de um bate-papo com o público e a comissão debatedora, composta pelo curador do 8º Fentepira, o diretor teatral Roberto Rosa, a dramaturga Ana Souto e o crítico de teatro Alexandre Mate, professor do Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e membro da comissão que define os finalistas para o prêmio Shell de Teatro. 

PROCESSO – O espetáculo O Rio começou a ser pensado em 2010, quando foi apresentado no 6º Congresso da Abrace (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas). No ano seguinte, apresentações ao público foram feitas na forma de exercício-espetáculo e os resultados teóricos, apresentados no seminário de pesquisa de Jaraguá do Sul (SC).

Em 2011, a montagem recebeu o prêmio de melhor pesquisa na área de cultura do 6º Congresso das Extensões da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho). Em 2012, o grupo participou do 11º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, realizado na Universidade de Brasília, com a performance O Cubo, extraída da cena inicial de O Rio.

Este ano, a companhia ofereceu oficinas de e confecção e manipulação de bonecos em diversas cidades, além de ter se apresentado em eventos como a Mostra Experimentos do Tusp (Teatro da Universidade de São Paulo), o Festival Baixo Centro, a 2ª Mostra São Paulo de Teatro de Bonecos, a 3º Must (Mostra Universitária Salvador de Teatro), o 3º Fetism (Festival de Teatro Independente de Santa Maria) e o 17º Fescete (Festival de Cenas Teatrais em Santos), entre outros.

O FESTIVAL – Criado para popularizar as artes cênicas, fomentar os grupos teatrais, formar plateias e estimular a troca de ideias, o Fentepira é realizado pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). Grupos de São Paulo, Maranhão, Minas Gerais e Santa Catarina integram a programação, composta por 21 atividades, entre elas a mostra oficial com 10 espetáculos, selecionados entre as 217 inscritos de 15 estados brasileiros. Há ainda espetáculos convidados e mostra paralela. Em 2013, o Fentepira terá como palco principal o Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Parque do Engenho Central, além de outros espaços da cidade, como a Praça José Bonifácio, Colégio Piracicabano, Ponto Arte Garapa, Teatro do Sesi e Teatro Unimep.

São parceiros da oitava edição o Sesi Piracicaba, Tusp Piracicaba, Senac Piracicaba, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Secretaria Municipal de Educação e Centro de Comunicação Social.

SERVIÇO – 8º Fentepira, com o espetáculo O Rio, do Teatro Didático da Unesp & Teatro de Brancaleone. Quinta-feira (7), às 16h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. A distribuição de ingressos tem início uma hora antes da apresentação. Classificação: 12 anos. Mais informações no site http://www.fentepira.com.br, no blog http://www.fentepira.wordpress.com, pelo Facebook Fentepira Piracicaba ou pelos telefones (19) 3413-5212 e 3413-8526.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s