Último dia do Fentepira traz o espetáculo Júlia no Engenho Central

As andanças de uma mulher das ruas e seu fiel escudeiro Palheta são tema do espetáculo Júlia, com apresentação no domingo (10), às 17h, no Parque do Engenho Central, entre os armazéns 7A e 7B. A montagem do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, da cidade de Criciúma (SC), faz parte da mostra oficial do 8º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). A entrada é gratuita.

A narrativa estabelece uma linha muito tênue entre realidade e ilusão, em que uma mulher sem pernas seria capaz de rodopiar. Júlia, conduzida por Palheta, traz na bagagem coisas do mundo, da vida. Surge, então, o questionamento se essa dupla errante gira o mundo ou é o mundo quem a gira. Excluídos pelos excluídos, dizendo-se donos dos restos de um circo incendiado, Júlia e Palheta “se viram”.

Júlia, a personagem-título interpretada pela atriz Yonara Marques, não tem medo de nada, pois não tem mais nada a perder neste mundo. Sem crenças e sem limites, ela chega a causar repulsa ao refletir a própria podridão da sociedade. Já o ingênuo Palheta fica a cargo do ator Reveraldo Joaquim. Eles sobem ao palco sob direção de Pepe Sedrez. O projeto sonoro é de Mateus Mapa e o cenográfico de Maíra Coelho.

O espetáculo rendeu nove prêmios ao grupo no 34º Feste (Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba), em 2011. Júlia venceu nas categorias de melhor espetáculo, melhor direção, melhor atriz, melhor ator, melhor pesquisa, melhor figurino, melhor maquiagem, melhor sonoplastia e musica e melhor cenário.

O GRUPO – O Cirquinho do Revirado nasceu em 1997, quando o casal Yonara Marques e Reveraldo Joaquim mandou confeccionar uma pequena lona de circo para apresentar teatro de fantoches. O boneco mestre-de-cerimônias chamava-se Revirado. Em 2001, eles montaram as peças Amor por Anexins e O Sonho de Natanael, que os lançou ao circuito nacional de apresentações. Hoje o grupo mantém seis peças no repertório.

Após o espetáculo, o grupo participa de bate-papo com o público, a companhia teatral e a comissão debatedora composta pelo curador do 8º Fentepira, o diretor teatral Roberto Rosa, a dramaturga Ana Souto e o crítico de teatro Alexandre Mate, professor do Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e membro da comissão que define os finalistas para o prêmio Shell de Teatro.

NO DOMINGO – Realizado pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), o 8º Fentepira teve início em 1º de novembro. Ainda no domingo (10), o Festival conta com o espetáculo Ara Pyau – Liturgia Para O Povo Invisível, do Grupo de Teatro Girandolá, de Francisco Morato. A apresentação, às 20h, acontece no Ponto Arte Garapa. Com 45 minutos de duração, a peça traz a história de um jovem, à procura de suas origens, que depara-se com um lugar habitado por um povo que vive camuflado com a Natureza. Uma narrativa que celebra o encontro do Teatro Girandolá com uma cultura milenar, a cultura Guarani.

Grupos de São Paulo, Maranhão, Minas Gerais e Santa Catarina integraram a mostra oficial, composta por 10 espetáculos selecionados entre as 217 inscritos de 15 estados brasileiros. Além disso, a programação em 2013 contou com cinco espetáculos convidados e quatro na mostra paralela, que incluiu ainda aula espetáculo com o diretor argentino Ilo Krugli.

São apoiadores do 8º Fentepira o Sesi Piracicaba, Tusp Piracicaba, Senac Piracicaba, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Secretaria Municipal de Educação e Centro de Comunicação Social. 

SERVIÇO – 8º Fentepira, com o espetáculo Júlia, do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado. Domingo (10), às 17h, entre os armazéns 7A e 7B do Parque do Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454). Entrada gratuita. A distribuição de ingressos tem início uma hora antes da apresentação. Duração: 60 minutos. Classificação; 12 anos. Mais informações no site http://www.fentepira.com.br, no blog www.fentepira.wordpress.com, pelo Facebook Fentepira Piracicaba, pelos telefones (19) 3413-5212 e 3413-8526.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s