Teatro com máscaras populares abre 9º Fentepira na praça

O 9º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) será aberto neste sábado, 15, às 11h, na praça José Bonifácio, com O Ponto Alto da Festa, espetáculo da trupe campineira Barracão Teatro que promete divertir os espectadores com música e máscaras populares sem abrir mão de um olhar crítico sobre a realidade. A programação do evento é gratuita e segue até 23 de novembro.

A história do espetáculo começa com os preparativos para a tradicional Festa de Todos os Cantos, comemorada por Tienô com a ajuda de Zita, no Jardim Ponto Alto. Neste ano, porém, a milionária excêntrica Dona Adelaide do Rego Penteado decidiu improvisar uma festa para comemorar o fim da reforma da praça do bairro. Dois malandros da vizinhança criam as maiores confusões com os moradores para evitar que Tienô festeje, pois assim podem se aproximar dos ricos convidados de Dona Adelaide.

O espetáculo é resultado de estudos sobre commedia dell’arte brasileira por um grupo de novos integrantes do Barracão Teatro, orientados por Tiche Vianna e Esio Magalhães, que fundaram a companhia há 16 anos. Gênero que explora o uso de máscaras populares, a commedia dell’arte nasceu na Itália, no século 16, e é marcado pela criação coletiva dos atores e pelo improviso, a partir de um roteiro definido pelo diretor.

O Ponto Alto da Festa introduz os jovens atores nas máscaras teatrais, partindo deste gênero italiano, um dos alicerces que deu origem ao Barracão Teatro, e dialoga com a contemporaneidade e a atualidade do grupo, que sempre reinventou a tradição.

As máscaras do espetáculo foram criadas e confeccionadas por Esio Magalhães, que tem ministrado cursos de formação nas linguagens de máscara, palhaço e teatro de rua. A direção e o texto são de Tiche Vianna, que fez especialização na linguagem das máscaras e na commedia dell’arte na Universidade de Bolonha e no Firenze of Papier Machê, em Florença, ambos na Itália.

Após a apresentação do espetáculo dois convidados farão as análises críticas com o grupo Barracão Teatro: a dramaturgista Fátima Saadi, da Companhia de Teatro do Pequeno Gesto, e o doutor em história social Alexandre Mate, professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em São Paulo. O público pode participar dos debates e também apresentar seu ponto de vista sobre a montagem.

O GRUPO – Criado como espaço de investigação e criação cênica, o Barracão Teatro dedica-se à pesquisa da linguagem da máscara, do palhaço, da commedia dell’arte, da improvisação e do aprofundamento do trabalho de ator como veículo da expressão teatral. Conta, atualmente, com as montagens O Pintor, WWW para Freedom, Circo do Só Eu, Amor te Espero e Diário Baldio, além dos espetáculos Julieta e o Romeu Encruzilhados entre a Barbárie e o Sonho, que renderam a indicação a Esio Magalhães para o prêmio Shell de Teatro por sua atuação.

A programação do Fentepira é composta por apresentações gratuitas de espetáculos convidados e da mostra oficial, além de debates e oficinas. Para conferir mais detalhes é só acompanhar as novidades no Facebook (www.fb.com/festivaldepiracicaba), no blog (fentepira.wordpress.com) ou no site http://www.fentepira.com.br.

Ainda no sábado, 15, é possível assistir ao espetáculo Fábrica de Chocolate, no Teatro Erotídes de Campos. A apresentação, às 20h, é da Frederico e Osório Produções Culturais. A peça é a única sobre a ditadura que enfoca a ação dos torturadores e mostra a diabólica rotina de dentro dos porões.

Em 2014 acontece também a 21ª Mostra de Teatro Estudantil, com apresentações nos dias 13, 14 e 17 de novembro no Teatro do Engenho, Sesi Piracicaba e Colégio Piracicabano.

A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), com apoio do Sesi Piracicaba, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Colégio Piracicabano, Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Senac Piracicaba, Rádio Educativa FM, Ponto de Cultura Garapa, Secretaria Municipal da Educação e Centro de Comunicação Social.

SERVIÇO – Abertura do 9º Fentepira, com o espetáculo O Ponto Alto da Festa, do Barracão Teatro. Sábado, 15, às 11h, na praça José Bonifácio. Entrada gratuita. Classificação: livre. Duração: 70 minutos. Informações: http://www.fentepira.com.br ou (19) 3413-8526 e (19) 3413-5212.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s