Conto de García Márquez inspira espetáculo de trupe maranhense

A Pequena Companhia de Teatro, de São Luís, capital maranhense, é destaque no domingo, 16, às 20h, na mostra oficial do 9º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). O grupo apresenta a peça teatral Velhos Caem do Céu como Canivetes, no Teatro do Sesi. A entrada é gratuita e os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes.

A montagem venceu os prêmios de Melhor Ator, Melhor Diretor e Melhor Espetáculo no 5º Prêmio Sated de Artes Cênicas, concedido pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Maranhão.

O ponto de partida para a dramaturgia, assinada pelo diretor Marcelo Flecha, é o conto Um Senhor Muito Velho com Asas Enormes, de Gabriel García Márquez, morto em abril deste ano, aos 87 anos.

Os atores Jorge Choairy e Cláudio Marconcine interpretam Ser Alado e Ser Humano. Num cenário pós-apocalíptico marcado pela desesperança, os personagens expõem o abismo de suas percepções, preconceitos, medos e dúvidas, evidenciando a dificuldade humana em lidar com as diferenças ao utilizar-se de temas como miséria, exílio e fé.

O Ser Humano, em meio à miséria que assola a família, vive como Deus quer, um dia por vez. Ele vê sua rotina mudar com a queda do Ser Alado no quintal de sua casa. Deslocado, o Ser Alado se retrai diante da estranheza que causa no morador. Pontuam a história o exílio forçoso de um e a miséria do outro.

A Pequena Companhia desenvolve a metodologia Quadro de Antagônicos, adotada na encenação deste e outros espetáculos de seu repertório. Os caminhos da encenação são indicados, partindo da oposição física como fundamento para o treinamento do ator e a construção das personagens.

A montagem foi criada ao longo de 2013 e contemplada com o prêmio Myriam Muniz, da Funarte (Fundação Nacional de Artes). O espetáculo também foi apresentado no 21° Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, em setembro.

A PEQUENA COMPANHIA – Em atividade desde 2005, com sede própria num prédio de 600 metros quadrados, no centro histórico de São Luís, a companhia é composta pelos atores Cláudio Marconcine e Jorge Choairy, pelo encenador Marcelo Flecha e pela produtora Katia Lopes. Concentra duas décadas de trajetória dos seus componentes no desenvolvimento de uma linguagem que potencialize seus conteúdos e na democratização do acesso a esses resultados através de debates, oficinas e circulação dos seus espetáculos.

A Pequena Companhia participou como convidada no 8º Fentepira, em 2013, como o espetáculo Pai & Filho, livremente inspirado na obra Carta ao Pai, de Franz Kafka. O grupo foi o único fora do eixo Rio–São Paulo a participar do projeto Viagem Teatral, do Sesi, e apresentou a peça em seis cidades paulistas, incluindo Piracicaba.

PROGRAMAÇÃO – O Fentepira segue até o dia 23, com atividades no Teatro Erotídes de Campos, Praça José Bonifácio e área externa do Engenho Central. A mostra oficial traz com 11 espetáculos selecionados pelo curador Roberto Rosa. Após a apresentação estão programados debates entre os grupos de teatro, público e os debatedores Alexandre Mate e Fátima Saadi.

Ainda neste domingo, 16, o Grupo Ronaumrose, de Piracicaba, recepciona o público no hall do Teatro do Sesi Piracicaba com a esquete cômica Deu a Louca no Palácio. A atividade é organizada em parceria com a Apite! (Associação Piracicabana de Teatro) e visa incentivar as companhias locais a ter maior participação na programação. A apresentação será às 19h50.

O 9º Fentepira é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural, com apoio do Sesi Piracicaba, Senac Piracicaba, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Colégio Piracicabano, Ponto de Cultura Garapa, Rádio Educativa FM, Secretaria Municipal da Educação e Centro de Comunicação Social. Todas as atrações são gratuitas.

SERVIÇO – 9º Fentepira, com Velhos Caem do Céu como Canivetes, da Pequena Companhia de Teatro. Domingo, 16, às 20h, no Teatro do Sesi (avenida Luís Ralph Benati, 600, Vila Industrial). Entrada gratuita. Ingressos disponíveis uma hora antes do início do espetáculo. Duração: 60 minutos. Classificação: livre. Mais informações: http://www.fentepira.com.br ou (19) 3413-8526 e (19) 3413-5212.

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s