Ana na Árvore traz lições de sustentabilidade e inclusão social

Música ao vivo, dança e novas tecnologias vão cativar o público infantil do espetáculo Ana na Árvore, que integra a mostra oficial do 9º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). Criada pela companhia Ana Núcleo Artístico, de São Paulo, a peça fala de inclusão social e discute a sustentabilidade. A apresentação será no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central, às 14h de terça-feira, 18. A entrada é gratuita.

O espetáculo teve sua estreia em agosto do ano passado, no Teatro Aliança Francesa, no Centro de São Paulo, e cumpriu uma segunda temporada de sucesso no mesmo espaço, durante o mês de outubro. Na ocasião, foi eleito pelo público do Guia Folha, do Jornal Folha de S. Paulo, como Melhor Espetáculo Infantil de 2013. Em abril deste ano, integrou a Maratona Infantil do MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo).

A obra conta a história de duas meninas que alimentam o sonho de construir uma casa na árvore. Certo dia conhecem Ana Terra, uma garota cadeirante que incentiva as novas amigas a mergulhar em outro universo: o da leitura. Nesse contexto, Ana apresenta o livro O Menino do Dedo Verde, clássico francês de Maurice Druon, de 1957, cujo protagonista, Tistu, assim como elas, desejava transformar o mundo em flores e em uma grande brincadeira.

As três garotas descobrem, no decorrer do espetáculo, que a árvore pode estar doente e buscam um modo de cuidar dela, incentivando a plateia, de modo colaborativo, a pensar em ações ambientais. Tistu torna-se uma inspiração para tais ações e a leitura, um elemento tão divertido quanto subir em árvores.

Na versão original, o cenário foi confeccionado com materiais reciclados, pela cenógrafa do Castelo Rá-Tim-Bum, Lu Grecco. Na apresentação do Fentepira, luzes e sombras formam o cenário, sob direção cênica de Vancllea Polath e direção musical de Guilherme Chiappeta. Além das atrizes Daniela Barboza, Elaine Belmonte e Vanessa Balsalobre, as músicas são executadas pela cantora Dandara.

CORPO E MEMÓRIA – O Núcleo foi fundado em 2009 para desenvolver trabalhos em teatro e dança que se proponham a investigar a relação entre corpo e memória, através da técnica de Improvisação Estruturada, da americana Anna Halprin, e do treinamento de Viewpoints, da diretora Anne Bogart.

O primeiro trabalho do grupo foi o solo de dança-teatro Pequenas Mortes, contemplado com o prêmio Elizabeth Anderle de Estimulo à Cultura FCC-SC e pelo edital de ocupação da Funarte-SP. O segundo projeto, Vestidos y Cartas, possibilitou que as integrantes fizessem residência artística em Lima, no Peru, por meio do Iberescena, fundo intergovernamental de apoio à dança, teatro e circo.

Ana na Árvore é a primeira peça infantil do Núcleo e foi viabilizada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria do Estado da Cultura, com patrocínio da Danoninho e da Globalpack.

O 9º Fentepira é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural, com apoio do Sesi Piracicaba, Senac Piracicaba, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Colégio Piracicabano, Ponto de Cultura Garapa, Rádio Educativa FM, Secretaria Municipal da Educação e Centro de Comunicação Social. Todas as atrações são gratuitas.

Após a apresentação de Ana na Árvore, o público pode acompanhar o debate das atrizes com o doutor em história social Alexandre Mate e a dramaturgista Fátima Saadi, além da presença do curador da nona edição, o ator e diretor Roberto Rosa. A programação do Fentepira segue até 23 de novembro, sempre com entrada gratuita.

SERVIÇO – 9º Fentepira, com o espetáculo Ana na Árvore, com o grupo Ana Núcleo Artístico. Terça-feira, 18, às 14h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. Entrada gratuita. Ingressos disponíveis uma hora antes do início. Duração: 55 minutos. Classificação: livre. Informações: http://www.fentepira.com.br ou 3413-8526 e 3413-5212.

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s