Adaptação de Shakespeare ganha a praça com novo herói nacional

Intriga, manipulação, inveja, ciúmes, paixão e traição são os ingredientes do espetáculo de rua Otelo e a Loira de Veneza ou o Pancadão da Traição, da Cia. Lona de Retalhos, de Santo André. Inspirada na obra de William Shakespeare, a peça traz a história de um novo herói nacional e aborda temas como desumanidades, preconceitos e racismo. A apresentação será na praça José Bonifácio, às 11h de sábado, 22, durante o 9º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba).

Permeada por uma narração irônica e bem humorada, a história de Otelo é contada por um grupo de vendedores ambulantes, interpretados pelos atores-narradores Carina Prestupa, Thaís Póvoa, Jorge Pezzolo, Icaro Rodrigues e Milena Bochi. Otelo, que é negro, defende o interesse dos brancos e dos civilizados, se nega para se afirmar. Vestido de herói, ele tem que colocar de lado a identidade e aceitar a alegoria de negro bem-sucedido.

Ao público são lançadas contrapontos: os agentes que negam o racismo no Brasil não seriam, ao mesmo tempo, seus articuladores? A desconstrução de Otelo levanta questões sobre o poder de manipulação das mídias, dos sistemas financeiros e governamentais a que estamos sujeitos todos os dias.

O espetáculo teve pré-estreia em abril deste ano na ELT (Escola Livre de Teatro), e a estreia em maio, na Mostra de Teatro Independente, também em Santo André. A peça foi selecionada para o 10º Festival Nacional de Teatro de Limeira e o Festival de Inverno de Francisco Morato, ambos em agosto, além do 29º Festivale, em São José dos Campos, em setembro. Após o Fentepira, o grupo segue na próxima semana para o 21º Fentepp, em Presidente Prudente.

CLOWNS – A Lona de Retalhos nasceu em 2006, da parceria entre Carina Prestupa e Thaís Póvoa, que trabalhavam há seis anos como clowns num projeto de humanização hospitalar em São Paulo. Elas queriam pesquisar a linguagem do clown no palco.

Da parceria com o diretor Marcelo Gianini surgiu o espetáculo Esperando Gordô, visto por mais de 40 mil pessoas e com apresentações em festivais internacionais no México e na Argentina. A peça conquistou o Prêmio Femsa 2009 de Melhor Trilha Sonora.

Em 2009, em parceria com a Cia Estrela D’alva de Teatro, houve a estreia de A Incrível Batalha pelo Tesouro de Laduê. O espetáculo acaba de ser contemplado com o Prêmio ProAc 2014 e irá circular pelo interior de São Paulo no próximo ano.

Nos últimos dois anos a companhia foi selecionada pelos editais Viagem Teatral Sesi e Sesi Ação Arte-Educação, percorrendo mais de 40 unidades com os dois primeiros espetáculos. Otelo e a Loira de Veneza também começou a excursionar pelas unidades desde maio de 2014, num total de 20 apresentações no interior.

O grupo também desenvolve projeto de humanização hospitalar, palestras e campanhas hospitalares de diversos temas para colaboradores na área da saúde, workshops e cursos de formação teatral.

FESTIVAL – A programação do 9º Fentepira segue até o domingo, 23, com mais três espetáculos. Ainda no sábado, 22, às 20h, o Teatro do Engenho Central recebe o espetáculo Epitáfio, da cia paulista EmVersão. No domingo, 23, serão duas apresentações: às 16h tem o infantil Os 3 Porquinhos, pelo projeto Diversão em Cena, da ArcelorMittal, e às 17h30, em frente ao Armazém 7A do Engenho Central, o Circo Teatro Rosa dos Ventos encerra as atividades com Saltimbembe Mambembancos.

Após a apresentação das peças selecionadas para a mostra oficial, o público é convidado a acompanhar os bate-papos com os grupos de teatro e a comissão debatedora, com o doutor em história social Alexandre Mate e a dramaturgista Fátima Saadi. A mediação é do ator e diretor Roberto Rosa, curador da nona edição.

O 9º Fentepira é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural, com apoio do Sesi Piracicaba, Senac Piracicaba, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Colégio Piracicabano, Ponto de Cultura Garapa, Rádio Educativa FM, Secretaria Municipal da Educação e Centro de Comunicação Social.

SERVIÇO – 9º Fentepira, com o espetáculo Otelo e a Loira de Veneza ou o Pancadão da Traição, da Cia. Lona de Retalhos. Sábado, 22, às 11h, na praça José Bonifácio. Duração: 70 minutos. Classificação: livre. Entrada gratuita. Informações: http://www.fentepira.com.br ou 3413-8526 e 3413-5212.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s