Epitáfio indaga: como você encara a própria morte?

Como podemos nos deparar com a própria morte? A pergunta é lançada pela cia. paulistana EmVersão no espetáculo teatral Epitáfio, que investiga a passagem do tempo e as transferências de estado do crescimento ao envelhecimento. A montagem está entre as selecionadas para a mostra oficial do 9º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) e tem apresentação no sábado, 22, às 20h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos. A atividade é gratuita.

No decorrer de 20 anos, cinco personagens se deparam com o envelhecimento e encaram a morte de diferentes formas. Enquanto um avô acaba de se aposentar e reflete sobre o legado que deixará, sua filha enfrenta um trauma de passado. Já a neta vive um triângulo amoroso com um agregado da família, incapaz de fazer escolhas, e um amigo de infância, que recebe uma notícia transformadora para sua trajetória.

Cada uma das personagens experimenta como será seu caminho para a despedida, quais serão seus rituais, o balanço das realizações e assim por diante. Para tratar destas questões, o verbo que norteia as ações das personagens (e orienta a direção e a interpretação) é escolher. O grupo entende que, no trajeto de vida, o sujeito realiza diversas escolhas, que o definem e determinam sua postura perante a sociedade.

É pensando no tema da escolha que a Cia. EmVersão julga necessária a reflexão sobre o poder de escolher do indivíduo, que está diretamente atrelado ao seu acesso ao conhecimento. O conhecimento traz uma consciência mais elaborada do que se quer para si e para o mundo ao redor, de maneira que o cidadão se torne ativo para realizar transformações significativas em si e na sociedade que o cerca.

O elenco é composto pelos atores Ana Junqueira, Bernardo Fonseca Machado, Camila Urbano, Lui Seixas e Rodrigo de Castro, além dos músicos Fernando Growald e Gustavo Vellutini. O espetáculo tem texto e direção de Bernardo Fonseca Machado.

Epitáfio teve sua estreia em outubro do ano passado, no Espaço Cultural Pinho de Riga, na Bela Vista, em São Paulo, onde cumpriu temporada de 16 apresentações. De março a abril deste ano ocorreu a segunda temporada, no Espaço Elevador de Teatro Panorâmico. O espetáculo integrou a programação da 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, em maio, no Theatro Pedro II. Ao todo foram 27 apresentações e um público estimado de 1.800 espectadores

EMVERSÃO – A EmVersão debruça-se na produção da trilogia Ensaios sobre a Morte. Em 2011, no primeiro espetáculo, Relicário Inventado, os personagens investigavam a morte do outro, escrito por Bernardo Fonseca Machado, diretor do grupo e doutorando em antropologia pela USP (Universidade de São Paulo). Já em Epitáfio, segunda montagem da companhia, jovens atores e dramaturgo pesquisam a morte em si.

PROGRAMAÇÃO – Com espetáculos convidados e da mostra oficial, além de debates e oficinas, a programação do 9º Fentepira teve início em 15 de novembro, com apresentações no Teatro Municipal Erotídes de Campos, Teatro do Sesi, Praça José Bonifácio e área externa do Engenho Central. A nona edição tem a curadoria do diretor de teatro Roberto Rosa.

No domingo, 23, último dia do Fentepira, acontecem duas apresentações: às 16h, no Teatro Erotídes de Campos, tem o infantil Os Três Porquinhos, da Cia. Le Plat du Jour, por meio do projeto Diversão em Cena, da ArcelorMittal. Às 17h30, em frente ao Armazém 7A, o encerramento fica por conta do espetáculo Saltimbembe Mambembancos, do Circo Teatro Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente.

Após as apresentações dos espetáculos da mostra oficial, o público pode ser juntar ao grupo de teatro para participar de um debate com o doutor em história social Alexandre Mate e a dramaturgista Fátima Saadi.

O 9º Fentepira é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural, com apoio do Sesi Piracicaba, Senac Piracicaba, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Colégio Piracicabano, Ponto de Cultura Garapa, Rádio Educativa FM, Secretaria Municipal da Educação e Centro de Comunicação Social. Todas as atrações são gratuitas.

SERVIÇO – 9º Fentepira, com o espetáculo Epitáfio, da Cia. EmVersão. Sábado, 22, às 20h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. Entrada gratuita. Ingressos disponíveis uma hora antes do início do espetáculo. Duração: 80 minutos. Classificação: 14 anos. Informações: http://www.fentepira.com.br ou 3413-8526 e 3413-5212.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s