Premiado espetáculo traz nova história para os Três Porquinhos

O espetáculo Os Três Porquinhos, com a assinatura da Cia. Le Plat du Jour, foi considerado pelos críticos e público um dos melhores infantis da cidade de São Paulo e chega ao 9º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), por meio do projeto Diversão em Cena, da ArcelorMittal. A apresentação será no domingo, 23, às 16h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos. A entrada é gratuita.

Os Três Porquinhos é contado através de dois “açougueiros”, Pipo e Pepe, que tem um açougue muito diferente. Eles vendem carne de óculos, de martelo, de banana, menos carne de verdade. Um dia lhes pedem carne de porco e, então, está armada a confusão: um dos açougueiros se veste de lobo para entrar na história e conseguir a carne tão almejada.

Muitas aventuras e situações inusitadas acontecem no palco, tendo como ingredientes o humor, a música e a interação. Ao desenvolver um linguagem cômica e física, ligada ao palhaço, a peça transmite mensagens como a evolução do homem, a valorização da maturidade e a inteligência.

O espetáculo é interpretado por Flávia Bertinelli e Vivian Bertocco e foi criado por Alexandra Golik, Carla Candiotto e Alexandre Roit, que também assina a direção. Em 2003 a montagem recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) pelo texto adaptado e o Prêmio Coca-Cola Femsa pela qualidade da direção e atuação.

LINGUAGEM CÔMICA – A Cia Le Plat du Jour surgiu em Paris no ano de 1992, por Alexandra Golik e Carla Candiotto. Em terras francesas eles conceberam a primeira versão da peça As Filhas de Lear, que permaneceu depois em cartaz por um ano na capital paulista. Carla Candiotto retornou depois à Europa e atuou em produções na Inglaterra, Escócia e França.

Alexandra Golik continuou produzindo espetáculos pela Le Plat du Jour, como Comédias Exemplares, Filme B, Woyzeck, Na Selva das Cidades, Um Deus Cruel e Kilocaloria. Carla Candiotto retornou ao Brasil para retomar a parceria com Alexandra e, desde estão, criaram os espetáculos Chapeuzinho Vermelho, Insônia, João e Maria, Aladin, entre outros.

PROGRAMAÇÃO – Com espetáculos convidados e da mostra oficial, além de debates e oficinas, a programação do 9º Fentepira teve início em 15 de novembro, com apresentações no Teatro Municipal Erotídes de Campos, Teatro do Sesi, Praça José Bonifácio e área externa do Engenho Central. A nona edição teve como curador o diretor de teatro Roberto Rosa.

A última atividade do Fentepira acontece às 17h30 deste domingo, 23, em frente ao Armazém 7A, com o espetáculo Saltimbembe Mambembancos, do Circo Teatro Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente. Após a apresentação, o público pode ser juntar ao grupo de teatro para participar de um debate com o doutor em história social Alexandre Mate e a dramaturgista Fátima Saadi.

O 9º Fentepira é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural, com apoio do Sesi Piracicaba, Senac Piracicaba, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Colégio Piracicabano, Ponto de Cultura Garapa, Rádio Educativa FM, Secretaria Municipal da Educação e Centro de Comunicação Social. Todas as atrações são gratuitas.

SERVIÇO – 9º Fentepira, com o espetáculo infantil Os Três Porquinhos, da Cia. Le Plat du Jour. Domingo, 23, às 16h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. Entrada gratuita. Ingressos disponíveis uma hora antes do início. Duração: 55 minutos. Classificação: a partir dos 3 anos. Informações: http://www.fentepira.com.br ou 3413-8526 e 3413-5212.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s