Saborosa fusão entre circo e teatro encerra programação no domingo

Uma festa para pequenas e grandes crianças, com pernas de pau, acrobacias, malabarismo e música ao vivo é o que traz o grupo Rosa dos Ventos para o encerramento do 9º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). Às 17h30 de domingo, 23, em frente ao Armazém 7A do Engenho Central, a trupe apresenta Saltimbembe Mambembancos.

O espetáculo propõe uma saborosa fusão entre circo e teatro, com direito a execução de canções acompanhadas por guitarra, teclado e bateria. Um trabalho que utiliza o jogo do palhaço para contar a história do advogado Pathelin, grande trapaceiro que diante de sua ruína financeira aplica um golpe em Guilherme Côvado, renomado comerciante de tecidos.

A surpresa desta montagem fica a cargo da inserção de conflitos paralelos vividos entre os palhaços durante a encenação. O grupo que chega à rua tem suas divergências internas e, com muito humor, elas se revelam colocando uma história dentro da outra.

Saltimbembe Mambembancos é um espetáculo que tem como foco central a cultura popular e a comunicação dela com a plateia em espaços públicos como ruas e praças. As influências presentes no trabalho vêm de artistas de rua, puladores de arco de faca, vendedores de pomadas milagrosas, telepatas adivinhadores e repentistas que vivem como saltimbancos apresentando seus repertórios em praças, feiras e viajando pelas cidades.

O espetáculo traz no elenco Fernando Àvila, que interpreta 10 pras 7, Guilhermina e Guilherme Côvado. Já Gabriel Mungo dá vida a Beterraba, Pai, Teobaldo e Guilhermina, enquanto Tiago Munhoz faz as personagens Custipil de Pinótil, Pathelin e Guilhermina.

15 ANOS – O Circo Teatro Rosa dos Ventos é um grupo de Presidente Prudente que escolheu a rua e os espaços alternativos para atuar. Em 15 anos de trabalho tem ministrado oficinas e apresentado espetáculos em mais de 200 cidades em 17 estados brasileiros, num projeto próprio de construção de um circuito popular itinerante para aproximadamente 500 mil pessoas, em mais de 1.500 atividades.

Fundado por alunos da Unesp, o Rosa dos Ventos surgiu através da extensão universitária, o Projeto Alegria, onde teatro, folclore e circo eram representados cenicamente por palhaços que interagiam de forma lúdica com o público escolar. Disso surgiu o interesse por um dos personagens mais tradicional da cultura circense, o palhaço.

O grupo tem em seu repertório os espetáculos Hoje Tem Espetáculo!!!, Saltimbembe Mambembancos, Parada de Rua ou O Bicho, O Cortejo e A Farsa do Advogado Pathelin.

O 9º Fentepira é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural, com apoio do Sesi Piracicaba, Senac Piracicaba, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Colégio Piracicabano, Ponto de Cultura Garapa, Rádio Educativa FM, Secretaria Municipal da Educação e Centro de Comunicação Social. Todas as atrações são gratuitas.

Após a apresentação, o público pode acompanhar o debate das atrizes com o doutor em história social Alexandre Mate e a dramaturgista Fátima Saadi, além da presença do curador da nona edição, o ator e diretor Roberto Rosa.

SERVIÇO –9º Fentepira, com o espetáculo Saltimbembe Mambembancos, do Circo Teatro Rosa dos Ventos. Domingo, 23, às 17h30, em frente ao Armazém 7A do Engenho Central. Entrada gratuita. Duração: 60 minutos. Classificação: livre. Informações: http://www.fentepira.com.br ou 3413-8526 e 3413-5212.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s