9º Fentepira e 21ª Mostra Estudantil somam 9480 espectadores

A Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) divulga o balanço de público do 9º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) e da 21ª Mostra de Teatro Estudantil, realizados de 13 a 23 de novembro. Ao todo 9.480 espectadores acompanharam as 40 atividades, entre espetáculos, oficinas, esquetes cômicos e debates no Engenho Central, Teatro Erotídes de Campos, Teatro do Sesi, Colégio Piracicabano e praça José Bonifácio.

Como forma de contribuir para a formação do público, o intercambio de ideias e o desenvolvimento das artes cênicas, o Fentepira e a Mostra Estudantil integram o Calendário Oficial de Eventos de Piracicaba. “Nossa preocupação é ampliar a experiência do público com o fazer teatral. Esta edição trouxe uma cartela vasta de produções e abriu espaço para que os grupos apresentassem suas pesquisas e linguagens”, pontua Rosângela Camolese, secretária da Ação Cultural.

Segundo Rosângela, a soma de fatores contribui com o público recorde, entre elas o caráter não competitivo do Fentepira e a inclusão da Mostra de Teatro Estudantil na programação. “Nossa preocupação não é com os números, mas o crescimento evidencia também o resultado do trabalho com as escolas das redes pública e privada. É um evento para todos os públicos, mas nesta edição incentivamos de forma intensa a participação das crianças e dos adolescentes na programação”, lembra.

A curadoria desta edição foi reassumida pelo ator e diretor Roberto Rosa, que elogiou a participação dos grupos. “Fiquei satisfeito ao perceber que as companhias selecionadas queriam estar presentes no Fentepira. A integração ficou evidente após as apresentações, nos agradecimentos e nos bate-papos”, avalia ele, que pensou em propostas mais ousadas na dramaturgia e na própria encenação para compor a mostra oficial.

EMOÇÃO – Após a apresentação de Saltimbembe Mambembancos, espetáculo do Grupo Rosa dos Ventos que encerrou a programação no domingo, 23, o doutor em história social Alexandre Mate avaliou como emocionante a nona edição. Ele esteve acompanhado de Fátima Saadi, pesquisadora carioca radicada em Portugal que é dramaturgista do Teatro do Pequeno Gesto e editora da revista de ensaios Folhetim, e da coleção Folhetim/Ensaios.

Para Mate, que é debatedor do Fentepira há cinco anos, esta foi a edição em que ele mais se emocionou. “Senti uma aproximação maior da comunidade. A programação contemplou diferentes formas de pesquisas, gêneros e espaços. São processos significativos para a formação de público”, diz ele, que é professor de artes cênicas na unidade paulistana da Unesp (Universidade Estadual Paulista). Mate produziu críticas sobre os 11 espetáculos da mostra oficial, publicadas no Jornal de Piracicaba e no blog oficial do Festival.

Na avaliação de Fátima Saadi, pela primeira vez no evento, Piracicaba dá exemplo com o nono Fentepira. “Formou-se, sobretudo, uma espécie de escola informal, entre público e companhias. Pelo que pude acompanhar dos trabalhos dos grupos, com suas pesquisas e linguagens, percebo que eles carregam o teatro para o lugar do encantamento, do pensamento, da luta e da reflexão crítica da realidade. É isto o que o teatro faz: ensina a pensar e a imaginar.”

PROGRAMAÇÃO – Realizados de forma integrada, Mostra Estudantil e Fentepira aconteceram em períodos distintos. Os 14 grupos da capital e interior (Piracicaba, São Bernardo do Campo, Mogi das Cruzes, Boituva e Quadra) nativos das redes pública e privada de ensino apresentaram 19 espetáculos nos dias 13, 14 e 17 para 3.990 pessoas, enquanto o Festival foi realizado entre 15 e 23 de novembro e teve 5.490 espectadores.

A abertura do 9º Fentepira foi feita pelo grupo Barracão Teatro, de Campinas, com o espetáculo O Ponto Alto da Festa na praça José Bonifácio. O local também recebeu Otelo e a Loira de Veneza ou o Pancadão da Traição, da Cia. Lona de Retalhos, de Santo André. No Armazém 7A do Engenho Central, além do Circo Teatro Rosa dos Ventos no encerramento, houve a Cia. de 2, de São José dos Campos.

O Teatro Erotídes de Campos concentrou seis apresentações. Da capital paulistana foram a Cia. Ato Reverso com Maria Inês ou o que Você Mata pra Sobreviver?; Ana Núcleo Artístico com o infantil Ana na Árvore; e Cia. EmVersão, com a peça Epitáfio. A trupe carioca Frederico e Osório Produções Culturais encenou Fábrica de Chocolate, enquanto o grupo piracicabano Por Volta de Logo Depois trouxe Maria, Sou Eu e o grupo Tecelagem, de Jacareí, apresentou Monóculo.

A mostra oficial foi composta ainda pelo espetáculo Velhos Caem do Céu como Canivetes, da Pequena Companhia de Teatro, do Maranhão, tendo como palco o Teatro do Sesi, na Vila Industrial.

A programação paralela trouxe cinco esquetes cômicos dos grupos Ronaumrose, Vida em Ação, Sexta-feira Pode Tudo e Cia. Pimenta. Dois espetáculos infantis do projeto Diversão em Cena foram incluídos: A Bela e a Fera, com a Roma Produções, de Piracicaba, e Os 3 Porquinhos, com a trupe paulistana da Le Plat du Jour.

A orientadora de artes cênicas do Sesi Piracicaba, Fátima Monis, integra a comissão organizadora desde a primeira edição e destaca a procura dos grupos pelo Festival. Ela cita como exemplo o recorde de 346 inscrições de 17 estados e 89 cidades brasileiras, além de uma de Buenos Aires, na Argentina. “É um importante indicativo sobre a qualidade alcançada pelo Fentepira nestes anos. É um festival novo, se considerarmos os outros realizados no país, mas já possui a simpatia das companhias.”

O 9º Fentepira e a 21ª Mostra de Teatro Estudantil foram realizados em parceria com o Sesi Piracicaba, Senac Piracicaba, Colégio Piracicabano, Ponto de Cultura Garapa, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Secretaria Municipal de Educação, Centro de Comunicação Social e Rádio Educativa FM.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s