Casa do Povoador recebe espetáculo piracicabano na manhã de domingo

Este slideshow necessita de JavaScript.

A área externa da Casa do Povoador abriga a mostra oficial do 10º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). A apresentação, às 11h deste domingo, 8, traz o espetáculo Muda por Amor, da Cia D’Vergente de Teatro. Promovido pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e entidades parceiras, o evento segue até 15 de novembro, com montagens teatrais, debates e oficinas gratuitas.

Utilizando músicas, danças, cores e malabares, o espetáculo conta a história de Lucinda, que apaixonada pelo Capitão Rubiconde é proibida do namoro pelo pai, o avarento Pantaleão. A moça se finge de muda, com o intuito de sensibilizar o pai e o futuro namorado. Tabarin e Fritelin, dois servos pobres e famintos, ao ouvir de Pantaleão sobre a entrega de um pastelão a um determinado mensageiro, tramam uma farsa e armam a maior confusão.

Muda por Amor trabalha com a junção das farsas O Pastelão e a Torta, Tabarin e o texto de Moliére, Médico à Força, mostrando as confusões comuns na commédia dell’arte, gênero teatral difundido na Itália entre os séculos 15 e 16, quando companhias itinerantes utilizavam as ruas e praças públicas para apresentar histórias cômicas marcadas por improvisação, figurinos coloridos e utilização de máscaras.

Centrado na linguagem da rua, o trabalho de pesquisa para a montagem começou no final de 2012, sendo que no ano seguinte o grupo conquistou a orientação artística do projeto Ademar Guerra, sob coordenação de Aldo Valentin e curadoria de Sergio Ferrara. A direção e encenação tem a assinatura de Roberto Innocente, italiano radicado em Curitiba.

Em cartaz desde o segundo semestre de 2013, Muda por Amor passou por cidades como Pilar do Sul, Garça, Lençóis Paulistas, Caraguatatuba, Birigui, Araçatuba e Sumaré, todas no Estado de São Paulo, e diversas apresentações em praças, ruas, distritos, lar de menores, escolas estaduais e associações culturais de Piracicaba e região. O elenco é composto pelos atores Giovani Magalhães, Joyce Catharina, Magna Elies, Marcelo Torresan , Rosângêla Pereira e Vagner Chiarini.

A Cia D’Vergente de Teatro foi criada em 2004, a partir da união de amigos, com o proposito de estudar e encenar as diversas linguagens teatrais e fomentar público na cidade Piracicaba. Entre as produções encenadas neste período estão Medeia, A Almôndega, Paixão de Cristo, A Sombra de Medeia, Foi por Amor e Corra Enquanto é Tempo.

Após a apresentação do espetáculo, o público é convidado a se juntar ao grupo para acompanhar os debates com o doutor em história social Alexandre Mate, o ator, diretor e bailarino Aguinaldo de Souza e o ator e professor Valdir Rivaben, também curador do 10º Fentepira, que selecionou ao lado de Jorge Vermelho as 10 peças da mostra oficial, a partir de 253 espetáculos inscritos, de 75 cidades brasileiras, de 14 estados mais o Distrito Federal.

DOMINGO – Mais três espetáculos compõem a programação do Fentepira neste domingo, 8. Às 17h, entre os Armazéns 7A e 7B do Engenho Central, é a vez de O Concerto da Lona Preta, da Trupe Lona Preta, de São Paulo. Às 21h, no Teatro Erotídes de Campos, entra em cena o grupo Forfé, de Piracicaba, com o espetáculo Degredo. Às 16h, o Fentepira traz pelo projeto Diversão em Cena, da ArcelorMittal, a peça infantil Carnaval dos Animais, do Grupo Giramundo, de Belo Horizonte.

O 10º Fentepira integra o Calendário Oficial de Eventos da cidade, por meio da lei municipal 6.072/2007. São parceiros o Sesi, Sesc, Senac, Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Colégio Piracicabano, Poiesis – Organização Social de Cultura, Ponto de Cultura Garapa, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), CoMCult (Conselho Municipal de Cultura), Associação Cultural e Teatral Guarantã, Jornal de Piracicaba, Revista Arraso, Secretaria Municipal de Educação e Rádio Educativa FM.

SERVIÇO – Espetáculo Muda por Amor, no 10º Fentepira. Domingo, 8, às 11h, na área externa da Casa do Povoador. Entrada gratuita. Duração: 45 minutos. Classificação: livre. Informações: (19) 3413-5212 e http://www.fentepira.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s