Grupo Giramundo apresenta Carnaval dos Animais

carnaval2

Conhecido pelo trabalho de bonecos há 45 anos, o grupo Giramundo, de Belo Horizonte, apresenta o espetáculo infantil Carnaval dos Animais, no domingo, 8, às 16h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. A encenação acontece por meio do projeto Diversão em Cena, da ArcelorMittal, e integra o 10º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). A entrada é gratuita.

Carnaval dos Animais, a fantasia para pequena orquestra de Camille Saint-Saëns, foi criado em 1996 por Álvaro Apocalypse, que assina roteiro, direção e bonecos. O espetáculo utiliza marionetes de fio para contar a decisão do Rei Leão de dar uma festa na floresta, quando convida todos os animais, mas proíbe a entrada dos animais de boca grande. O Jacaré e seu amigo Sapo, revoltados, usam vários artifícios para participar do alegre evento, causando alvoroço e confusão mas, também, reflexões.

Desta forma desfilam, conduzidos pela excepcional e bem humorada música de Saint Saëns, o Rei Leão, Macacos camareiros, nervosas Galinhas, Tartarugas dançarinas de cancan, Popotskaya a mimosa hipopótamo bailarina, a apressada Mãe Canguru, o poético Fauno, o fugidio Cuco, os elegantes Avestruses, os virtuosos meninos pianistas e, no final, vinda do antígo e longínquo Egito… Aí já é contar demais.

O Carnaval dos Animais é a maior coleção de marionetes de fio do Giramundo e também um belo conjunto de bonecos com o tema “animais”. As apresentações de Carnaval dos Animais angariam a simpatia e atenção do público infantil, tanto em suas participações de rua no “caminhão teatro” do grupo, quanto em performances com orquestra ao vivo, experiência que desenvolveu o projeto “música e bonecos” que adapta espetáculos clássicos do Giramundo baseados em música erudita à performance com orquestra ao vivo.

O 10º Fentepira integra o Calendário Oficial de Eventos da cidade, por meio da lei municipal 6.072/2007. A realização é da Secretaria Municipal da Ação Cultural. São parceiros o Sesi, Sesc, Senac, Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Colégio Piracicabano, Poiesis – Organização Social de Cultura, Ponto de Cultura Garapa, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), CoMCult (Conselho Municipal de Cultura), Associação Cultural e Teatral Guarantã, Jornal de Piracicaba, Revista Arraso, Secretaria Municipal de Educação e Rádio Educativa FM.

SERVIÇO – Carnaval dos Animais no 10º Fentepira. Domingo, 8, às 16h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos. Entrada gratuita. A distribuição de ingressos tem início uma hora antes. Classificação: livre. Duração: 45 minutos. Informações: (19) 3413-5212 e fentepira.com.br.

Deixe um comentário