Sesi recebe Cartas Libanesas neste sábado

Este slideshow necessita de JavaScript.

A mostra oficial do 10º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) recebe neste sábado, 7, o espetáculo Cartas Libanesas, no Sesi Piracicaba, às 20h. O ator Eduardo Mossri protagoniza a história de Miguel Mahfuz, jovem libanês que deixou a esposa grávida com planos de fazer fortuna no Brasil. A dramaturgia é de José Eduardo Vendramini, indicado como melhor autor aos prêmios Shell e APCA pela montagem. A entrada é gratuita.

A peça é a historia de um mascate, um desbravador e um sonhador, contada por um ator que resgata suas próprias historias para refletir sobre a imigração. É uma ode de amor e gratidão a todos que imigraram e enriqueceram a identidade cultural de um país. Após anos de sofrimento e trabalho no Brasil, Miguel se descobre apaixonado pela nova terra e decide convencer a mulher a vir morar com ele no novo país.

Sob direção de Marcelo Lazzaratto, o solo teatral surgiu a partir da vontade do ator Eduardo Mossri em resgatar suas raízes. Descendente de libaneses, o ator encontrou as cartas que sua avó recebia do marido, imigrante, que tentava ganhar a vida no Brasil no início do século 20. Foi a partir desses escritos e de pesquisas sobre os imigrantes que surgiu o monólogo. Eduardo levou as cartas ao dramaturgo José Eduardo Vendramini, também de descendência libanesa, que pesquisou ainda relatos verídicos de imigrantes libaneses no Brasil.

Cartas Libanesas teve sua estreia em março deste ano, no Sesc Ipiranga. Em junho participou do 4º Festib (Festival de Teatro de Ibirá), onde recebeu sete prêmios, incluindo os de melhor espetáculo, melhor diretor e melhor ator. Mossri também levou o espetáculo para o 15º FIT (Festival Internacional de São José do Rio Preto), realizado em junho. Além disso, participou do Circuito Tusp 2015, com apresentações em Piracicaba, São Carlos, Ribeirão Preto e Bauru.

O espetáculo Cartas Libanesas é um dos 10 selecionados pela curadoria do Fentepira, aos cuidados do ator e diretor Jorge Vermelho e do ator e professor Valdir Rivaben. A décima edição teve 253 espetáculos inscritos, de 75 cidades brasileiras, de 14 estados mais o Distrito Federal. Grupos de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Distrito Federal compõem a programação gratuita, de 7 a 15 de novembro.

Após a apresentação no Teatro do Sesi, o público pode acompanhar o bate-papo entre a comissão debatedora do Fentepira e o ator. A intenção é discutir os aspectos cênicos da montagem. O trabalho está aos cuidados do professor do Instituto de Artes da Unesp, Alexandre Mate, do curador Valdir Rivaben e do ator, diretor e bailarino Aguinaldo de Souza.

EDUARDO MOSSRI – Esta é a segunda vez que o ator Eduardo Mossri participa do Fentepira. Em 2012, na sétima edição, então sob curadoria de Marici Salomão, ele apresentou Ivan e os Cachorros, espetáculo vencedor dos Prêmios Myriam Muniz de Circulação, Caixa Cultural, Circuito Paulista e Viagem Teatral do Sesi. Seu monólogo de estreia é o pontapé para uma trajetória não só como ator, mas também como proponente e idealizador de seus projetos, garantindo indicações aos prêmios APCA (autor/dramaturgia), Shell (autor) e Aplauso Brasil (autor).

O 10º Fentepira integra o Calendário Oficial de Eventos da cidade, por meio da lei municipal 6.072/2007. São parceiros o Sesi, Sesc, Senac, Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Colégio Piracicabano, Poiesis – Organização Social de Cultura, Ponto de Cultura Garapa, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), CoMCult (Conselho Municipal de Cultura), Associação Cultural e Teatral Guarantã, Jornal de Piracicaba, Revista Arraso, Secretaria Municipal de Educação e Rádio Educativa FM.

SERVIÇO – Espetáculo Cartas Libanesas, no 10º Fentepira. Sábado, 7, às 20h, no Teatro do Sesi Piracicaba (avenida Luiz Ralph Benatti, 600, Vila Industrial). Entrada gratuita. A distribuição de ingressos tem início uma hora antes. Duração: 80 minutos. Classificação: 12 anos. Informações: (19) 3413-5212 e http://www.fentepira.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s