Palhaços cantores fazem concerto divertido no Engenho Central

O Concerto da Lona Preta - foto Henrique Alonso
O Concerto da Lona Preta – foto Henrique Alonso

A tarde de domingo, 8, será marcada pela descontração no Engenho Central, palco da mostra oficial do 10º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). Às 17h, na área externa entre os Armazém 7A e 7B, a Trupe da Lona Preta apresenta o espetáculo de rua O Concerto da Lona Preta. A entrada é gratuita.

Inspirado na tradição circense e em músicas que fazem parte do imaginário popular, O Concerto da Lona Preta reúne cinco músicos-palhaços. Eles tentam, de forma divertida, executar um concerto musical com um amplo e variado repertorio, que abrange arranjos musicais ligados às manifestações populares, eruditas e popularescas.

A pesquisa da trupe paulistana prima pelo som e pela execução do som, além dos desdobramentos cômicos dele decorrentes. A partir de um longo processo, o grupo criou, adaptou e recriou diversos jogos de cena. Nesse sentido, o trabalho aborda aspectos da complexa e diversificada linguagem musical, bem como, da sofisticada arte da “palhaçaria”. O elenco da peça é composto por Alexandre Matos, Elias Costa, Joel Carozzi, Wellington Bernardo e Sérgio Carozzi, que também assina a direção.

O espetáculo está entre os 10 selecionados para a mostra oficial, entre os 253 inscritos por vários grupos brasileiros. Segundo os curadores do 10º Fentepira, Valdir Rivaben e Jorge Vermelho, a peça celebra a rua como espaço de encontros. “Trata-se de uma incrível elaboração de partitura corporal e musical, que cumpre com competência e eficácia a difícil tarefa de realização de espetáculo no burburinho agitado da inquieta metrópole.”

Com sede na capital paulista, a Trupe da Lona Preta foi indicada ao Prêmio de Grupo Revelação 2013 pela Cooperativa Paulista de Teatro. A partir da figura do palhaço, símbolo da cultura popular, seus integrantes trabalham em prol do resgate da oralidade e da construção de espaços para o diálogo e o compartilhamento das experiências humanas.

A trupe promoveu este ano, no Jardim Guaraú, a 3ª Bagaceira (Mostra de Teatro das Maiores Bagaças do Mundo e Adjacências). Também participou de mostras e festivais em Heliópolis, São Miguel, Sorocaba, Botucatu e Inhamuns (Ceará), além de percorrer oito cidades do interior de São Paulo no Circuito Cultural Paulista e as unidades do Sesc em Presidente Prudente, Santana, Guarulhos, São Carlos, Santana e Sorocaba. De 2011 a 2014, o grupo fez mais de 100 apresentações, num projeto de circulação pelos bairros da periferia de São Paulo e Grande São Paulo.

O 10º Fentepira segue até 15 de novembro, sempre com entrada gratuita. Ainda neste domingo, às 21h, o grupo Forfé de Teatro apresenta o espetáculo Degredo, no Teatro Municipal Erotídes de Campos. Neste caso, a distribuição de ingressos tem início uma hora antes da apresentação. Se apropriando da identidade real de uma figura lendária de Piracicaba, a trama traz a história Maria Flor, uma jovem que viuvou e passou a receber o consolo de um jovem capitão de milícia, o que provocou escândalo no vilarejo e resultou na ordem de exílio para a viúva.

A realização é da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). São parceiros o Sesi, Sesc, Senac, Unimep, Colégio Piracicabano, Poiesis – Organização Social de Cultura, Ponto de Cultura Garapa, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), CoMCult (Conselho Municipal de Cultura), Associação Cultural e Teatral Guarantã, Jornal de Piracicaba, Revista Arraso, Secretaria Municipal de Educação e Rádio Educativa FM.

SERVIÇO – Espetáculo Concerto da Lona Preta, no 10º Fentepira. Domingo, 8, às 17h, entre os Armazéns 7A e 7B do Engenho Central. Entrada gratuita. Duração: 45 minutos. Classificação: livre. Informações: (19) 3413-5212 e http://www.fentepira.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s