Cia. São Jorge de Variedades faz 2 apresentações de ‘São Jorge Menino’

Espetáculo é dirigido por Rogério Tarifa - foto:  Cacá Bernardes
Espetáculo é dirigido por Rogério Tarifa – foto: Cacá Bernardes

Em comemoração aos seus 15 anos de existência, a Cia São Jorge de Variedades se aventurou numa experiência artística voltada ao público infantil e familiares. Com São Jorge Menino, a trupe paulistana concretiza o sonho antigo de criar uma peça em que as crianças e seus familiares participam ativamente, festejando a possibilidade de encontro e sonho que o teatro proporciona. O espetáculo está entre os selecionados para o 10º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) e tem duas sessões na praça José Bonifácio, às 11h do sábado, 14, e do domingo, 15.

A peça conta a história de Jorge, um menino que dorme em cima de uma estátua de São Jorge no momento de sua inauguração. Ao retirar os panos que cobrem a estátua, todos ficam em dúvida sobre o verdadeiro santo, o menino de rua ou a estátua. E, assim, Jorge começa a caminhar e a levar o público por uma verdadeira saga. Já na saída, a grande mãe, a nossa mãe da rua, o batiza de São Jorge e o menino segue a sua trajetória por uma imensa rua de papel que surge aos olhos do público.

A convite da companhia, o dramaturgo e diretor Ilo Krugli, fundador do Teatro Ventoforte, elaborou uma dramaturgia inédita a partir da figura legendária do cavaleiro São Jorge. Krugli, ao falar de seus trabalhos infantis – inúmeros e de excelência incontestável – diz que trata-se de um teatro feito para crianças de até 99 anos. Ilo é um dos maiores artistas do teatro brasileiro, que tem em sua trajetória larga experiência em movimentar o imaginário de todas as idades.

São Jorge Menino é apresentado em espaços abertos e acontece no formato de um grande cortejo cênico que se desenvolve no percurso de uma ponta à outra de uma “rua”. Em cima da concretude empoeirada da cidade, desenvolve-se a história e constrói-se uma rua poética. A peça investiga o tempo/espaço dos rituais e das festas, numa manifestação artística onde a plateia interage diretamente na encenação celebrando o encontro. Crianças e seus familiares são também protagonistas da obra tanto quanto os artistas em cena.

A montagem conta com dez atores e músicos que regem a festa no intuito de transformar a encenação numa grande e gostosa brincadeira. A direção geral é de Rogério Tarifa. A direção musical é de Lincoln Antonio. As composições são de Jonathan Silva , o cenário é assinado pelo Ateliê La Tintota e os figurinos por Anahí Santos.

Todo o cenário e os figurinos são confeccionados com diferentes tipos de papéis. Já que no espetáculo são prestadas homenagens aos pintores Candido Portinari e Di Cavalcanti, a ideia é que esses corifeus junto com seu coro (público), literalmente pintem o cenário. Como a encenação acontece em uma “rua” feita de papel, ela é construída diariamente junto com o público e ao final de cada apresentação temos uma rua diferente numa grande instalação construída por todos. Nessa via, as crianças conhecem os pintores Dica e Candinho, participam com os atores da apresentação e descobrem que o teatro é invenção de mundo, é jogo, é uma relação criativa com a vida.

São Jorge Menino foi criado em parceria com Sesc Belenzinho e cumpriu temporada de 10 apresentações entre março e abril de 2014, atingindo um público de aproximadamente duas mil pessoas. Além da temporada de estreia, o espetáculo já esteve no Festival de Inverno Sesc Rio (Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis), Festival Mirada do Sesc (Cubatão, Bertioga e Santos). Em São Paulo participou do 8º Festival Internacional Paidéia de Teatro para Infância e Juventude, e percorreu o Sesc Interlagos, Centro de Formação Cidade Tiradentes e Circuito Sesc de Artes 2015. Em agosto deste ano foi apresentado no FENTEPP, em Presidente Prudente.

ATIVIDADE DE FORMAÇÃO – Além das apresentações, a Cia São Jorge de Variedades oferece também a oficina “Ao Coro Retornarás” para interessados em geral. A oficina é ministrada por integrantes da cia e aborda temas e processos que fundamentam a criação do espetáculo e a prática artística da Cia São Jorge. As atividades são realizadas com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura, pelo projeto PROAC Circulação de espetáculos de Rua.

Os interessados terão a possibilidade de ‘brincar’ e ‘jogar’ com os elementos da linguagem teatral do espetáculo, a partir de três eixos: música, artes plásticas e coro no teatro. São 20 vagas e a duração é de 120 minutos. As inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento do Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155, Centro) ou pelo e-mail inscricao@piracicaba.sescsp.org.br, mediante envio de currículo e informando nome do curso, nome do participante, idade e telefone.

HISTÓRICO – Projeto coletivo, fundado em 1998, com integrantes da Escola de Arte Dramática e da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O grupo visa estabelecer, por meio de investigações permanentes, um processo de lapidação da cena bruta, se utilizando de artifícios e procedimentos simples e artesanais. A base estética da companhia se apoia em referências múltiplas, de acordo com as necessidades de cada espetáculo, mas principalmente nas manifestações ritualísticas de canto e dança, mantendo como referência paralela as religiões afro-brasileiras. A dramaturgia tem como tema principal a discussão de questões éticas inerentes à diversidade e os paradoxos da cultura brasileira, desde sua formação, da colonização à contemporaneidade.

Entre os espetáculos da companhia está O Santo Guerreiro e o Herói Desajustado, convidado para abrir o 5º Fentepira em 2010, na praça José Bonifácio. Pelo montagem, a São Jorge de Artes e Variedades venceu o Prêmio Shell de melhor figurino.

SERVIÇO – Espetáculo São Jorge Menino, no 10º Fentepira. Sábado, 14, e domingo, 15, às 11h, na praça José Bonifácio. Entrada gratuita. Classificação: livre. Duração: 120 minutos. Informações: (19) 3413-5212 e http://www.fentepira.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s