Circo Mínimo usa cenário de bambus para contar história infantil

Espetáculo Simbad - foto: Paulo Barbuto
Espetáculo Simbad – foto: Paulo Barbuto

Vencedor de diversos prêmios e conhecido por aliar circo, dança e artes cênicas, o grupo paulistano Circo Mínimo estará na cidade para apresentar o espetáculo infantil Simbad, O Navegante, na terça-feira, 10, às 14h, no Teatro Erotídes de Campos. Fruto da investigação das possibilidades narrativas, o espetáculo é um dos selecionados para a mostra principal do 10º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), evento que segue até o dia 15 com peças, oficinas e debates gratuitos ao público.

O espetáculo é adaptação da história clássica das mil e uma noites. Simbad é contada com um cenário todo formado por bambus. Nela, dois atores criam mundos, ilhas, barcos, baleias, pássaros gigantescos, tempestades e perigos, manipulando estruturas que dão suporte para as acrobacias.

Este é o quarto trabalho para crianças do Circo Mínimo (um para jovens, Ladrão de Frutas e dois para crianças, João e o Pé de Feijão e Jucazécaju). É, também, o 17º espetáculo da companhia, fundada em 1988. A diretora Carla Candiotto é conhecida por seus trabalhos para esse público, aos quais ela imprime um estilo bem-humorado e inteligente, usando sempre o ator como base para a narrativa.

No elenco estão Ronaldo Aguiar, conhecido e premiado palhaço de circo e de teatro (Doutores da Alegria, Circo Roda Brasil), que também possui formação em dança, e Rodrigo Matheus, fundador do Circo Mínimo, circense conhecido por seus trabalhos aéreos.

O espetáculo é um dos 10 selecionados pela curadoria do Fentepira, aos cuidados do ator e diretor Jorge Vermelho e do ator e professor Valdir Rivaben. A décima edição teve 253 espetáculos inscritos, de 75 cidades brasileiras, de 14 estados mais o Distrito Federal.

Após a apresentação, o público pode acompanhar o bate-papo entre a comissão debatedora do Fentepira e o ator. A intenção é discutir os aspectos cênicos da montagem. O trabalho está aos cuidados do professor do Instituto de Artes da Unesp, Alexandre Mate, do curador Valdir Rivaben e do ator, diretor e bailarino Aguinaldo de Souza.

O GRUPO – Criado por Rodrigo Matheus, o Circo Mínimo estreou em 1998 com o espetáculo de mesmo nome, em parceria com Alexandre Roit e Camila Bolaffi. A montagem recebeu indicação ao prêmio Mambembe na categoria revelação, pela pesquisa de linguagem.

Em 1993, quando Matheus voltou a São Paulo, depois de morar por quatro anos na Europa, montou Prometeu, com direção de Cristiane Paoli Quito, parceira desde os tempos de teatro amador. Este espetáculo recebeu os prêmios de Melhor Espetáculo do Festival de Curitiba de 1996, prêmio do público, e de Melhor espetáculo de rua, prêmio da crítica, no mesmo festival.

O Circo Mínimo foi um dos fundadores da Central do Circo, entre 1999 e 2004, projeto contemplado duas vezes com o Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

O 10º Fentepira integra o Calendário Oficial de Eventos da cidade, por meio da lei municipal 6.072/2007. A realização é da Secretaria Municipal da Ação Cultural. São parceiros o Sesi, Sesc, Senac, Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Colégio Piracicabano, Poiesis – Organização Social de Cultura, Ponto de Cultura Garapa, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), CoMCult (Conselho Municipal de Cultura), Associação Cultural e Teatral Guarantã, Jornal de Piracicaba, Revista Arraso, Secretaria Municipal de Educação e Rádio Educativa FM.

SERVIÇO – Espetáculo Simbad, O Navegante, no 10º Fentepira. Terça-feira, 10, às 14h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. A distribuição de ingressos tem início uma hora antes. Classificação: 4 anos. Duração: 65 minutos. Informações: (19) 3413-5212 e fentepira.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s