Grupo catarinense apresenta releitura de Alice na mostra oficial do 10º Fentepira

Foto: Fernanda de Freitas
Foto: Fernanda de Freitas

Inúmeras vezes contadas através da literatura, do cinema e do teatro, e adaptadas de diversas maneiras para crianças e adultos, as imortais obras Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho, de Lewis Carroll, ganham uma nova leitura pela Téspis Cia. de Teatro, de Itajaí (SC), que criou o espetáculo Um, Dois, Três: Alice!. A apresentação acontece neste domingo, 15, às 14h, no Teatro do Sesc Piracicaba, como parte da mostra oficial do 10º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba).

Para reconstruir o universo fantástico criado por Carroll, a Cia. aposta na ressignificação dada para objetos comuns e cotidianos, encontrados facilmente na casa de qualquer pessoa. Além disso, através do jogo de cena apresentado pelos atores, o espetáculo abre um campo imaginário facilmente reconhecível nas brincadeiras infantis. Onde, nesse caso, todos podem ser Alice e correr atrás do coelho, ou ser o Chapeleiro Maluco e se deliciar com um pontual e inusitado chá das cinco.

“Se por um lado tudo já parece ter sido feito com esta obra, percebemos que algumas ideias que temos sobre ela não passam de uma pequena parte de seu potencial gerador de signos e relações criativas. Dessa forma, optamos por jogar com todas as ideias que tínhamos pré-estabelecidas sobre as Alices de Carroll e também com a linguagem com a qual ele estabelece em seus dois livros, utilizados para construir essa encenação”, explica Max Reinert, diretor do espetáculo. O elenco é composto por Denise da Luz, Cidval Batista Jr e Jônata Gonçalves.

A complexa obra de Carroll é conhecida pelo sentindo nonsense e pela ambiguidade nas particularidades de cada personagem que Alice encontra em meio à sua aventura. Essa característica é potencializada e explorada dentro do processo de montagem do espetáculo. Aliás, essas são ferramentas que a companhia utiliza para que o público se divirta através das situações inusitadas criadas nesse diálogo entre os atores e a própria obra de Lewis Carroll.

“A Alice construída pela Téspis acredita no jogo. Acredita na capacidade dos espectadores em construir, a partir das sugestões dadas pela encenação, sua própria versão da história e dos personagens. Acredita que a sugestão, em muitas ocasiões, pode ser mais interessante que a apresentação de uma imagem em sua totalidade”, completa Reinert.

Portanto, a proposta da Téspis é que o público de todas as idades não se prenda a lógicas corriqueiras e nem a ideias pré-concebidas, jogando com os atores através da corporalidade e dos elementos lúdicos utilizados em cena. “Venha e mergulhe de cabeça dentro da toca do coelho. Deixe-se afetar pelas fantasias e maravilhas que Alice encontra em sua jornada. Aproveite porque o tempo é curto e corre feito um coelho e ao final de tudo a Rainha o aguarda para um jogo de críquete”, provoca Reinert.

TRAJETÓRIA – Um, Dois, Três: Alice! estreou no auditório da Casa da Cultura Dide Brandão de Itajaí, em 29 de junho de 2013. Realizou apresentações no Teatro Municipal de Itajaí, ainda em 2013, e participou de festivais de teatro em Resende (RJ), Pindamonhangaba (SP), Ponta Grossa (PR), Presidente Prudente (SP) e Brasília (DF), além de Concórdia, Chapecó, Blumenau, Florianópolis e Lages (SC).

Ancorada na vontade de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a Téspis Cia. de Teatro foi fundada em dezembro de 1993, com o objetivo de discutir questões acerca do mundo contemporâneo e dialogar com ele através de obras de arte que reflitam uma forma de ver, agir e pensar.

Seus integrantes possuem formação acadêmica em letras, jornalismo, comércio exterior e audiovisual e participaram de oficinas de formação com diversos profissionais brasileiros, argentinos, uruguaios, italianos e dinamarqueses. Participam, desde 1997, de seminários ministrados pela Periplo Compañia Teatral (Buenos Aires – Argentina). A trupe se apresentou em Portugal, Venezuela, Chile, Paraguai e Argentina, conquistando mais de 40 dentre outras inúmeras indicações.

Desde sua fundação, sempre trabalhou com adaptações e/ou adequações de textos clássicos para suas necessidades. A partir de 2009, decidiu trabalhar com a criação de dramaturgia própria, apostando na criação de um trabalho autoral que privilegie a construção de uma identidade singular. Para tanto, o diretor artístico da Companhia, Max Reinert, frequentou durante quatro anos, o Núcleo de Dramaturgia Sesi – Teatro Guaíra, em Curitiba, sob a coordenação de Roberto Alvim, e desde então passou a assinar a dramaturgia dos espetáculos criados pela Téspis.

O espetáculo Um, Dois, Três: Alice! é um dos 10 selecionados pela curadoria do Fentepira, aos cuidados do ator e diretor Jorge Vermelho e do ator e professor Valdir Rivaben. A décima edição teve 253 espetáculos inscritos, de 75 cidades brasileiras, de 14 estados mais o Distrito Federal. Após a apresentação no Teatro do Sesc, o público pode acompanhar o bate-papo entre o grupo e a comissão debatedora do Fentepira, composta pelo professor do Instituto de Artes da Unesp, Alexandre Mate, pelo ator, diretor e bailarino Aguinaldo de Souza e pelo curador da décima edição, Valdir Rivaben.

O 10º Fentepira integra o Calendário Oficial de Eventos da cidade, por meio da lei municipal 6.072/2007. A realização é da Secretaria Municipal da Ação Cultural. São parceiros o Sesi, Sesc, Senac, Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Colégio Piracicabano, Poiesis – Organização Social de Cultura, Ponto de Cultura Garapa, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), CoMCult (Conselho Municipal de Cultura), Associação Cultural e Teatral Guarantã, Jornal de Piracicaba, Revista Arraso, Secretaria Municipal de Educação e Rádio Educativa FM.

SERVIÇO – Um, Dois, Três: Alice!, no 10º Fentepira. Domingo, 10, às 14h, no Teatro do Sesc (rua Ipiranga, 155, Centro). Entrada gratuita. A distribuição de ingressos tem início uma hora antes. Classificação: livre. Duração: 45 minutos. Informações: (19) 3413-5212 e fentepira.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s