Monólogo apropria-se de tecnologias para abordar dramas humanos

Foto: Diego Bresani
Foto: Diego Bresani

Estreado em Nova Iorque e premiado como melhor espetáculo de teatro em Brasília pelo Prêmio Sesc 2014 de Teatro Candango, Misanthrofreak é uma montagem do Grupo Desvio que aborda o fracasso, o erro e a dificuldade de tomar decisões de forma poética e lúdica. Protagonizado por Rodrigo Fischer, o solo “performático-pop-clown-multimídia” integra a mostra oficial do 10º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) e será apresentado neste sábado, 14, às 20h, no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central. A entrada é gratuita.

O monólogo transita entre o espaço cênico e o espaço cinematográfico, por meio da interação com tecnologias que permitem a manipulação da cena em diversas instâncias pelo próprio ator, Rodrigo Fischer, que controla luz, som, projeção, sensores e câmeras por um controle de wii nas mãos. Fischer também é responsável pela direção e dramaturgia do espetáculo e se apresentou recentemente no Festivale, em São José dos Campos, e no Palco Giratório, em Goiás e Brasília. Somente este ano a montagem esteve em Paris, e em Tbilisi, capital da Georgia.

A peça nasceu após residência artística de Fisher no espaço Here, na região de West Village, em Manhattan, Nova Iorque. Na ocasião, Fisher apresentou o resultado que foi chamado provisoriamente de Freak Rehearsal, considerado como a uma primeira versão do projeto Misanthrofreak. Como a peça teve uma ótima repercussão, o projeto foi convidado para se apresentar no 3 Legged Dog, no Centro de Manhattan, num dos mais importantes espaços de investigação em tecnologia teatral de Nova Iorque.

DESVIO – Criado por Fisher em 2001, o grupo Desvio está sediado em Brasília, com o intuito de pesquisar e produzir teatro, priorizando em seu processo a experimentação cênica com foco no trabalho do ator.

Ao longo de sua trajetória, o Desvio conta com seis espetáculos: Pequena Existência, Uma Disputa na Merda (2002), Beckett às Avessas (2004), Eutro – Tequila à Luz de Velas (2007) e Eutro (2009), Freak Rehearsal (2013) e Misanthrofreak (2014), além do filme No Lugar Errado (2011) em parceria com o coletivo de cinema Alumbramento, dos diretores Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti.

Os trabalhos tiveram repercussões que alcançaram grandes capitais brasileiras, tais como Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Goiânia e Curitiba, assim como participações internacionais em Lima, Buenos Aires, Nova Iorque, Espanha, Alemanha, Geórgia, Grécia, Bielorússia e Estônia.

Uma das características do grupo é a de aprimorar técnicas e estéticas teatrais tanto por meio de sua realização prática quanto de sua investigação teórica e acadêmica. Atualmente a realização e investigação do grupo tem se concentrado nas apropriações da linguagem cinematográfica para o palco.

Atualmente o grupo está em processo de criação com dois novos espetáculos: Os Fracassados, com César Lignelli, Fernando Gutiérrez, Gil Roberto e Márcio Minervinno, dirigido por Rodrigo Fischer; e o novo solo do diretor/ator Rodrigo Fischer com o título provisório de Carnavalização de um homem só ou Memórias do subsolo.

Realização da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), o 10º Fentepira tem como parceiros o Sesi, Sesc, Senac, Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Colégio Piracicabano, Poiesis – Organização Social de Cultura, Ponto de Cultura Garapa, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), CoMCult (Conselho Municipal de Cultura), Associação Cultural e Teatral Guarantã, Jornal de Piracicaba, Revista Arraso, Secretaria Municipal de Educação e Rádio Educativa FM.

SERVIÇO – Espetáculo Misanthrofreak, no 10º Fentepira. Sábado, 14, às 20h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. A distribuição de ingressos tem início uma hora antes. Classificação: 12 anos. Duração: 60 minutos. Informações: (19) 3413-5212 e http://www.fentepira.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s