Palhaças cozinheiras vivem aventuras em espetáculo infantil

EM BUSCA DO INGREDIENTE SECRETO 213

Neste domingo, 15, às 16h, o Teatro Municipal Erotídes de Campos recebe o espetáculo infantil Em Busca do Ingrediente Secreto, da companhia teatral Chica e Olga Ateliê de Criações, de São Paulo. Com entrada gratuita e ingressos disponíveis uma hora antes do da apresentação, a montagem é trazia para a cidade por meio do projeto Diversão em Cena, da ArcelorMittal, e integra a programação paralela do 10º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba).

As atrizes e palhaças Livia Rios e Sílvia Brunello interpretam as palhaças-cozinheiras Chica e Olga, que vivem uma grande aventura em busca de um ingrediente secreto. O desafio é preparar uma receita incrível e vencer o Festival Gastronômico da Tia Gertrudes. Com o surpreendente Fogão Maravilhoso, elas percorrem lugares inimagináveis em um piscar de olhos e convidam todos os espectadores a viajarem nesta jornada.

Através desta divertida e intrigante história, as excêntricas palhaças revelam que cozinhar é como viver: a melhor receita é a gente que faz! Em um cenário simples, as cozinheiras vivem essa aventura beirando muitas vezes o absurdo e o fantástico, aproximando-se em muitos aspectos dos desenhos animados da TV.

A companhia Chica e Olga Ateliê de Criações desenvolveu o espetáculo a partir de três focos de pesquisa: a linguagem do palhaço, o teatro físico e a estética dos desenhos animados (cartuns). Em um ambiente de descontração, cenas hilárias acontecem com a interação das crianças.

Em torno de um fogão que, ora compõe uma cozinha ora é meio de transporte, as atrizes dão comicidade ao ofício das cozinheiras que “ralam muito” e trabalham “pesado” todos os dias (verdadeiras “guerreiras da cozinha”). Desta forma, cenário, adereços e figurinos foram desenvolvidos para consolidar esta identidade.

Tons pastéis, ouro envelhecido e papel machê dão acabamento e plasticidade ao cenário. A estética rústica sugere outra visão de beleza. Os elementos do cenário e adereços utilizados em cena são feitos de materiais reciclados, principalmente de papel machê. Opção esta não só por estética ou plasticidade, mas por valorizar os conceitos de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

A iluminação e a sonoplastia fortalecem a aproximação com os desenhos animados. Um rádio, representado fantasticamente por uma abóbora, marca a narrativa com poucas palavras e colabora com o discurso dramatúrgico.

O 10º Fentepira integra o Calendário Oficial de Eventos da cidade, por meio da lei municipal 6.072/2007. A realização é da Secretaria Municipal da Ação Cultural. São parceiros o Sesi, Sesc, Senac, Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Colégio Piracicabano, Poiesis – Organização Social de Cultura, Ponto de Cultura Garapa, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), CoMCult (Conselho Municipal de Cultura), Associação Cultural e Teatral Guarantã, Jornal de Piracicaba, Revista Arraso, Secretaria Municipal de Educação e Rádio Educativa FM.

SERVIÇO – Em Busca do Ingrediente Secreto no 10º Fentepira. Domingo, 15, às 16h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. Entrada gratuita. A distribuição de ingressos tem início uma hora antes. Classificação: livre. Duração: 60 minutos. Informações: (19) 3413-5212 e fentepira.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s