Durante a realização do Fentepira, o membro da comissão debatedora do Festival, Alexandre Mate, produz leituras críticas sobre os espetáculos da mostra oficial.
Elas são publicadas no caderno Cultura do Jornal de Piracicaba e também neste blog. Acompanhe, por meio desta página, também as críticas desde a quinta edição.
2013 – Uma adorabilíssima Júlia apresentada pelo Cirquinho do Revirado
2013 – Agda: um espetáculo comovente
2013 – A obra do trabalho
2013 – Um espetáculo celebração que junta Medéia e candomblé
2013 – Oração para um Pé-de-chinelo carece, ainda, de investimento na interpretação
2013 – O Rio: um surpreendente poema de espetáculo visual
2013 – ‘180 Dias de Inverno’: a devoração, em voragem, do feminino.
2013 – As presepadas de Damião… a magia do teatro de rua em manhã chuvosa
2013 – Uma dupla de mestres em 3 É Bom, 2 É Demais
2013 – B.O. – Uma Lenda Urbana: Um espetáculo em que o (i)mundo invade a cena e explode o teatro de caixa
2012 – Forfé Canta Lilás: lilasmente!!!
2012 – O Mito do Pavão Misterioso, excelentemente retomado
2012 – Tantos lados em Outro Lado
2012 – O Dorminhoco: um infantil que necessita certa revisão
2012 – Encontro de Dois: um exercício de alteridade através da dança
2012 – Cabeça de Papelão: espetáculo de rara beleza!
2012 – O Pato, a Morte e a Tulipa: espetáculo de bons efeitos, mas inaudível
2012 – Ivan e os cachorros: uma evocação dolorida e pungente
2012 – Gran Circo Internazionale: um grande prazer em uma manhã de domingo
2012 – Pé na curva: quando um desejo só não basta!
2011 – Da Idade Média, um belo panfleto popular
2011 – Inté sempre, espero, Nhô Lica
2011 – Histórias por Telefone: ‘passistas’ aprisionadas em carro alegórico
2011 – Em Kabul, o destaque do horror da miséria
2011 – A lição de bom teatro por três mestres
2011 – O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá – puro encantamento
2011 – No Canteiro, uma hora de histórias no coração da gente: quem come o que merece?
2011 – Átridas: na síntese de uma trilogia, um espetáculo-manifesto encerrado em si
2010 – Sobre Meninos, Mendigos e Poetas – Por que chegou um tempo de absoluta depuração
2010 – Migrantes – espetáculo contido, mas em cuja potência explodem silêncios
2010 – Por que a Criança Cozinha na Polenta – tudo ao mesmo tempo agora
2010 – No meio do caminho, a Travessia topou com uma pedra
2010 – Histórias da Chuva, de poesia e de viagens fantásticas
2010 – São Jorge e o Dragão – bom teatro de Ribeirão Preto que precisa intensificar seus processos de treinamento
2010 – Simbá, o Marujo: um espetáculo muito preso a si mesmo
2010 – Bielski: um surpreendente monumento poético. Um espetáculo epifânico
2010 – Aconteceu no Parque da Rua do Porto – Enquanto o Ônibus Não Veio
2010 – O entrecruzamento de histórias e a intensa teatralidade de Resumo de Ana